segunda-feira, junho 14, 2021

LIÇÕES NA PARABOLA DOS TALENTOS

 A PARÁBOLA DOS TALENTOS

“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 24:14-30)

         Quando Henry Crowell tinha 9 anos, seu pai morreu de tuberculose. Ele cresceu com um sonho: ser pregador do Evangelho. Mas aos 17 anos contraiu a mesma doença que matou o seu pai. Ficou 7 anos em tratamento.

         Quando sarou, seu pulmão estava totalmente debilitado, e ele sabia que jamais poderia ser um pregador, porque lhe faltava ar nos pulmões. Ainda fraco, ele foi ouvir um dos maiores evangelistas de sua época: Dwight L. Moody, que estava pregando em sua cidade, Cleveland.

         Naquela noite, ele ouviu o pregador dizer: “O mundo ainda está para ver o que Deus pode fazer através de uma pessoa totalmente dedicada a Ele”.

         Henry sentiu seu coração arder naquele momento e orou a Deus: “Senhor, eu sei que não posso mais ser um pregador, mas eu posso ser um bom negociante para o Teu Reino. Se o Senhor me abençoar e eu ganhar dinheiro, prometo sustentar pregadores como Moody”.

         Logo após, quando andava pela rua, viu um moinho de trigo que estava à venda por dificuldades financeiras. Henry Crowell negociou a sua compra e assumiu muitas dívidas e problemas.

         Mas Deus sabia do seu propósito sincero! Aquele moinho, antes falido, transformou-se num fenômeno inexplicável de vendas! As caixas das aveias espalharam-se rapidamente pelas prateleiras dos supermercados dos EUA e alcançaram as prateleiras do mundo todo, inclusive do Brasil! Eram as Aveias Quaker.

         Henry Crowell devolvia mais do que o Dízimo ao Senhor. Ele começou com 10% e foi aumentando até chegar a 70% dos lucros da sua empresa para a Obra de Deus! Ele se tornou a coluna de sustentação do Instituto Bíblico Moody e vários ministérios de rádio.

         Pouco antes de falecer, em 1943, ele desafiou os líderes do Instituto Moody: “Pensem em grandes coisas para a glória de Cristo”.

         A Quaker criou inovações como a primeira receita de um bolo de aveia impressa nas embalagens da QUAKER OATS (1908); o oferecimento de prêmios em suas embalagens, como panelas e rádios portáteis; a introdução da tradicional lata redonda da aveia QUAKER, em 1915.

         Na década de 1970 a QUAKER patrocinou o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, obtendo enorme retorno publicitário e ganhando o direito, sob licença, da utilização da marca WONKA no segmento de confeitos e chocolates, que depois seria vendida para a Nestlé.

         Em 1983, a empresa adquiriu uma das marcas mais valorizadas do mundo: Gatorade, tradicional produtora de bebidas isotônicas e oficialmente no dia 2 de agosto de 2001, a QUAKER foi adquirida por US$ 14 bilhões pela PepsiCo.

         Esta maravilhosa parábola contada por Jesus e narrada apenas por Mateus não é uma mensagem com uma lição particular, mas tem um caráter universal e chama a atenção para a importância da vigilância escatológica. Devemos estar preparados para prestar contas ao Senhor na sua segunda vida ou no nosso encontro com ele.

         O talento era uma moeda grega com um grande valor. Cada talento valia seis mil denários (outra moeda grega de menor valor). Cada denário valia o equivalente a um dia de trabalho.

         A história conta sobre um Senhor riquíssimo e poderoso que distribuiu sua propriedade bens entre seus servos e partiu para outro local dizendo que um dia voltaria para acertar contas com eles. Dois deles usaram muito bem suas capacidades para fazer multiplicar o valor que haviam recebido. O terceiro escondeu o valor recebido.

         Ao voltar o Senhor foi acertar contas com eles. Os dois primeiros prosperaram e multiplicaram o que tinham recebido, mas o terceiro devolveu apenas o que tinha recebido. Os dois primeiros foram recompensados e o terceiro castigado.

LIÇÕES NA PARÁBOLA DOS TALENTOS

1. DEUS É SOBERANO E O DONO DE TUDO QUE EXISTE.

         “Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).

         “Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força” (I Crônicas 29:10-12).

2. NADA QUE TEMOS RECEBIDO NOS PERTENCE.

         “Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele” (I Timóteo 6:7). "O que você tem, que você não recebeu?” (Rev. Francisco Leonardo).

          Tudo que temos foi nos concedido por Deus, o Senhor de toda terra. Somos apenas escravos, mordomos das riquezas do Todo Poderoso.  

3. OS TALENTOS FORAM DISTRIBUÍDOS PELO PRINCÍPIO DA EQUIDADE.

         Há uma grande diferença entre igualdade e equidade. Podemos dizer que na igualdade aplica-se uma regra parcial, enquanto na equidade aplica-se uma regra imparcial. Ou seja, se fosse observado o princípio da Igualdade o valor deveria ser distribuído dividido igualmente por três partes iguais. No princípio da equidade os valores são distribuídos proporcionalmente, conforme a capacidade de cada um.

         Aqui está claro a ideia de que o modelo de socialismo como um sistema político é uma grande ilusão e não passa de armadilha para um sistema onde as riquezas, na prática, continuam ficando com um grupo pequeno.

4. OS TALENTOS REPRESENTAM TUDO QUE TEMOS E SOMOS.

         Muitos interpretam esse ponto de maneira errada, achando que o Senhor distribuiu aos seus servos algumas habilidades para serem usadas na igreja ou mesmo que seja um valor financeiro recebido para ser multiplicado.

         Entretanto, o entendimento correto é perceber que tudo que temos e somos fazem parte dessa dádiva eterna que o Senhor nos concedeu.

         Nossa vida é um presente valioso demais vindo da parte de Deus. Ela é uma soma de tudo aquilo que temos e somos. Nossos corpos, nossa mente, nossas habilidades, nossos relacionamentos sociais e familiares, a educação que recebemos, as oportunidades que tivemos e aproveitamos.

         No livro Criação e Consumação de Gerard Van Groninguen escreve sobre a criação e dos mandatos que o ser humano recebeu da parte do Criador.

         Mandatos da criação:

a)  Mandato espiritual é a ordem para o nosso relacionamento com Deus, nosso criador.

b) Mandato Social é a ordem para a procriação, ou seja, nosso relacionamento familiar.

c)     Mandato cultural é a ordem par nossa dedicação ao trabalho e a nossa relação com a sociedade.

5. ATITUDES NEGATIVAS DO SERVO NEGLIGENTE  

        A) SUCUMBIU AO MEDO.     

      Diante do desafio ele sucumbiu ao medo. O medo é uma das maiores armas de destruição da humanidade. Quando Adão pecou ele ficou com medo da presença de Deus em Genesis 3:10. Quando os israelitas saíram do Egito Deus usou o medo para enfraquecer os inimigos. O medo é uma grande arma de guerra. Existe uma boa diferença entre medo e temor (Provérbios 1:7). Medo é pavor, assombro, desespero. Temor é obediência, respeito, submissão. O servo negligente foi dominado pelo medo e sucumbiu.

         B) SUBESTIMOU SUA PRÓPRIA CAPACIDADE 

         Se os talentos foram distribuídos conforme a capacidade de cada um, ele tinha todas as condições para conseguir multiplicar o que foi recebido. Ao esconder os talentos ele declara uma rejeição oficial de sua competência. Ou seja, ele menosprezou sua própria capacidade.

         C) FUGIU DA SUA RESPONSABILIDADE.

         De maneira covarde ele fugiu da sua responsabilidade. 

         D) VIVEU AFASTADO DAS BÊNÇÃOS E PROMESSAS DIVINAS.       

         Por causa da sua negligência ele viveu sua vida afastado das bênçãos e promessas divinas. Ele perdeu a possibilidade de alcançar uma vida de prosperidade.

         Se entendemos que os talentos representam tudo que temos recebido do Pai e deveriam ser multiplicados, também sabemos que ele poderia ter usado tudo aquilo para seu sustento, durante o tempo da ausência do Senhor. Ele perdeu a benção.

         Ao esconder o talento ele viveu afastado de Deus, o maior tesouro que uma pessoa pode ter. Ele poderia ter desfrutado e usufruído de mais conforto e alegria ao mesmo tempo que fazia o talento multiplicar. Ele se preocupou tanto em garantir o empate na chegada que se esqueceu da usufruir a vitória da caminhada. Maldita avareza!

         A avareza destrói a vida das pessoas. “Então, (Jesus) lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15).

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA PARABOLA?

PRECISAMOS ESTAR PRONTOS PARA PRESTAR CONTAS A QUALQUER MOMENTO

         A justiça divina na volta do Senhor deve nos encontrar prontos a qualquer momento, especialmente hoje. Não podemos deixar para amanhã a vivência dos valores cristãos. Prometer ser dizimista no dia que ficar rico não tem valor para Deus. Ele quer sua fidelidade hoje, com aquilo que tens agora.

       Como foi dito aos dois primeiros: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” Mateus 25:21 e 23).

         “E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lucas 12:16-21).

         Como você tem vivido a sua vida em relação aos talentos que recebeu do Senhor? Para saber se estou multiplicando ou enterrando os talentos que recebi do Senhor é uma avaliação simples.

      Quando você vive sua vida sem nenhuma mudança ou transformação positiva, não avança, não cresce espiritualmente e ao errar, não aprende com seus erros. Você está enterrando seu talento!

         Quando você continua ser sempre a mesma pessoa e após mais um ano e está no mesmo lugar. Você está enterrando seu talento!

         Quando você desiste tentar lutar pra vencer e perde a vontade de viver ou até mesmo, pede para morrer. Isso é fuga! Você desiste de si mesmo. Você está enterrando seu talento!

         Por outro lado.

      Quando você se esforça para fazer seu dia de hoje bem melhor e mais próspero do que foi o dia de ontem, e depois, continuar tentando adiante, você está multiplicando seus talentos.

         Quando você não desiste de tentar vencer mesmo diante de seus desafios você avança. Você está multiplicando seus talentos!

      Quando você desenvolve sua comunhão com Deus e cresce na vida de oração. Você está multiplicando seus talentos!

         Onde você estará daqui há um, dois três, quatro, cinco anos?

         Quem melhora a si mesmo está multiplicando seus talentos!

Nenhum comentário: