terça-feira, março 09, 2021

ONDE ESTÁ A VOSSA FÉ?

 ONDE ESTÁ A VOSSA FÉ?

“Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar. Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?” (Lucas 8:22-25).

Essa história aconteceu há muito tempo, mas seus ensinamentos continuam a falar de maneira muito forte atualmente para nossas vidas. O que podemos aprender com essa história? Vejamos algumas lições relevantes:

1. A NOSSA VIDA TERRENA É UMA VIAGEM, ONDE TUDO PODE ACONTECER.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” Mateus 6:25)

Então, devemos viver cada momento, para a glória de Deus (I Coríntios 10:31). E, não andar ansiosos, para seguir até o final dos nossos dias com satisfação e alegria, de maneira que a caminhada possa valer tanto quanto a chegada.

2. MUITAS TEMPESTADES SURGEM REPENTINAMENTE NA JORNADA DA NOSSA VIDA.

“No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).

Temos que enfrentar as dificuldades sem desanimar e, em situações inesperadas de desespero, pedir socorro à pessoa certa. Agora mesmo estamos passando por uma grande tempestade, a pandemia de Covid19. Não podemos deixar o pavor e o medo nos dominar, pois: “os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre” (Salmo 125:1).

3. JESUS ESTÁ PRESENTE NO BARCO E ISSO FAZ TODA DIFERENÇA.

“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28:20). 

Sem Jesus os discípulos iriam afundar e perecer, e, quando se sentiram incapazes de resolver aquele grande problema, foram buscar ajuda do mestre. E todos puderam ver o milagre acontecer. Somente Jesus poderia realizar tamanho milagre, pois estava atuando na natureza que Ele mesmo criou. Nesses momentos que estamos no meio da tempestade da pandemia precisamos perceber que Jesus está presente conosco no barco. Não estamos sós, ele nunca nos abandonará, principalmente nesse momento difícil (Hebreus 13:5-6).

4. A FÉ É O CAMINHO PARA ALCANÇARMOS AS MAIORES BENÇÃOS DIVINAS.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” e “...sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:1,6).

As tempestades são permitidas por Deus para nosso crescimento e fortalecimento da nossa fé nas promessas do Senhor (Tiago 1:1-3). Certamente, vamos sair desse momento de morte e tristeza com muito mais força e maturidade espiritual.

Finalmente, nosso Senhor Jesus deixa um profundo desafio: Onde está a vossa fé?

Não podemos ser destruídos pelo medo e pavor da morte. Servimos a um Deus vivo que está presente conosco no barco e, apenas, exige de nós que exercitemos a nossa fé.

“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível” (Mateus 17:20).

Onde está a vossa fé?

_____________

* Mensagem pregada domingo, dia 07/03/21 na Igreja Presbiteriana Essência – Pr. João Marcus

Nenhum comentário: