terça-feira, junho 22, 2021

CAIM E ABEL – O CULTO QUE AGRADA A DEUS

 CAIM E ABEL – O CULTO QUE AGRADA A DEUS

“Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Genesis 4:1-7).

A mensagem de hoje está focada na vida de dois irmãos. Nasceram do mesmo pai e mãe e devem ter tido a mesma criação. O texto diz que Abel era pastor de ovelhas e Caim Lavrador. Eles cresceram juntos e tinham o mesmo conhecimento de Deus. Entretanto, chegaram a um final completamente diferente.

Depois de certo tempo, talvez na mudança das estações ou no final da colheita, eles se colocaram na presença de Deus para oferecer um culto aqui representado por suas ofertas ao Senhor.

Caim trouxe do fruto da terra e Abel trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Deus não se agradou da oferta de Caim, ao passo que de Abel e de sua oferta o Senhor se agradou.

Então, a tristeza tomou conta de Caim e a ira inundou o seu coração e Deus veio falar com ele. Na conversa Deus afirma que a oferta de Caim poderia ter sido aceita se alguns princípios tivessem sido desobedecidos.

Vejamos algumas lições na vida desses irmãos. Todos dois ofereceram um culto através das suas ofertas ao Senhor. Por que Deus se agradou do culto de Abel e rejeitou o culto de Caim? O que podemos aprender com tudo isso?

ABEL E CAIM – O CULTO QUE AGRADA A DEUS.

POR QUE DEUS APROVOU O CULTO DE ABEL E NÃO SE AGRADOU DO CULTO DE CAIM?

1. AS PRIMÍCIAS – ABEL OFERECEU DAS PRIMÍCIAS DO SEU REBANHO, AO PASSO QUE CAIM OFERECEU APENAS UMA OFERTA (v. 3-4).

A palavra-chave desse verso é “primícias”. Ela faz toda a diferença. Significa que foi ofertado a primeira melhor parte daquilo que foi conquistado com a benção de Deus. De tudo que havia recebido era para ser oferecido primeiro ao Senhor e isso era chamado de adoração com as primícias.

Essa era uma realidade muito presente como ordenança de Deus para o seu povo. Em Êxodo 34:22 Deus já ordena o que foi chamado de Festa das Primícias. Quando o povo chegou na terra prometida a primeira parte da colheita deveria ser ofertada como culto ao Senhor. Ou seja, o culto a Deus em primeiro lugar.

O que precisamos aprender sobre adorar a Deus com nossas primícias?

A) AS PRIMÍCIAS DAS NOSSAS FINANÇAS – Provérbios 3:9-10: ‘Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. Não podemos dar ao Senhor as sobras. Deus deve ser cultuado com a primeira parte. Não deixe para dar o dízimo ou a sua oferta com o final da tua renda, geralmente no final do mês. Faça isso em primeiro lugar. Quando fazemos assim demonstramos amor e isso verdadeiramente importa.

Vejam o amor da viúva pobre e a diferença daqueles que ofertavam a sobra: “Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento” (Marcos 12:42-43).

Há alguns anos eu estava plantando uma igreja no bairro do Itapoã. Estávamos orando para comprar um templo para a igreja. Havia muitas crianças e uma delas chegou com algumas moedas e como ele não sabia contar, Mabel ajudou. O valor deu, me parece, dois reais e cinquenta centavos. Mabel perguntou se era o dízimo dele e ele respondeu que não. Era tudo que ele tinha ganhado ajudando alguém a descarregar um caminhão de tijolo. E disse: “é a minha oferta para a igreja comprar o prédio”. Naquele mesmo mês a igreja comprou milagrosamente um prédio na melhor avenida do bairro por 250 mil reais!

B) AS PRIMÍCIAS DO NOSSO TEMPO – ‘Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1:8). Precisamos aprender a dedicar ao Senhor não as sobras do nosso tempo, mas fazer do nosso compromisso uma ação diária como dedicação das primícias ao Senhor. É uma questão de prioridade. Nossos maiores valores devem estar na obra de Deus.

C) AS PRIMÍCIAS DOS NOSSOS VALORES – Em Deuteronômio 6:4-5 encontramos o texto chamado pela tradição judaica de Shemá: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”. As primícias do nosso amor estão ligadas ao valor que damos ao culto dedicado ao Senhor. Por que motivo adoramos? Por obrigação, por troca, ou por que amamos a Deus?

Existem muitos cultos em algumas igrejas que são totalmente voltados para os participantes. Cultos com sorteios, cultos em modelo de shows, com luzes especiais e inúmeros atrativos humanos. Culto não é entretenimento. Nossa vida e nosso culto devem ser oferecidos a Deus acima de tudo e motivamos por gratidão. Naturalmente, quando oferecemos um culto com amor a alegria será contagiante. Ofereçamos a Deus as primícias do nosso amor.

2. O PROCEDIMENTO – DEUS SE AGRADOU DE ABEL E DE SUA OFERTA.

O texto diz que se agradou o Senhor de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim não se agradou. Está claro que há uma profunda relação entre a pessoa e a oferta dedicada. Deus ama o culto, mas o culto precisa estar em sintonia com a vida do adorador.

E Deus ainda afirma a Caim que se ele proceder bem também será aceito. O problema de Caim é que ele ofereceu um culto sem amor, sem fé e descomprometido com sua própria vida.

Saul desobedeceu a Deus e mostrou uma desculpa que muitos de nós usamos. “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22). A obediência é melhor que o sacrifício. Vida reta fala mais alto que os cânticos de louvor.

Deus convoca verdadeiros adoradores que o adorem com sinceridade de coração e deseja ser adorado em espírito e em verdade: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24).

3. A FÉ – PELA FÉ ABEL OFERECEU SEU CULTO A DEUS.

Em hebreus 11:4 temos uma informação importante sobre o culto de Abel: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala”. Esta palavra mostra a importância da fé. Abel ofereceu um culto melhor pois ele tinha a fé verdadeira. A fé de Abel via Deus com outros olhos, diferente de Caim.

Vejamos o que diz Hebreus 11:6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.  Então, sem fé é impossível agradar a Deus. Quando adoramos a Deus nossos olhos devem enxergar aquilo que os olhos naturais não veem. Um Deus vivo que merece toda adoração e é digno do culto que é oferecido. Abel obteve sua justificação através da fé e confiança em Deus.

Para adorar verdadeiramente a Deus também é necessário sacrificar e lutar contra nossa velha natureza pecadora. A nossa vida deve ser uma luta diária contra todos esses desejos carnais provenientes da queda e do pecado. Nesse sentido encontramos um forte argumento em Colossenses 3:4-6: “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]”.

CONCLUSÃO:

O que aconteceu com cada um?

Vejamos o que aconteceu com Caim no texto de Genesis 4:8-12: “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra”.

Caim foi covarde, foi traidor, foi o primeiro homicida. Matou seu próprio irmão. E por esse ato de maldade ele recebeu a maldição de Deus. Caim é um verdadeiro fracassado e perdedor. Até hoje se tornou um exemplo negativo de desobediência que revela toda a maldade proveniente da natureza humana pecadora. Infelizmente, nesse sentido, há muitos seguidores de Caim nos dias de hoje.

Abel foi morto covardemente por seu próprio irmão pode ser considerado uma pessoa vencedora. Ele tinha uma vida que agradava a Deus, ofereceu seu culto com fé e amor ao Senhor e ainda fala até o dia de hoje. Abel mesmo morto ainda fala por suas obras de fé em Deus. Ele nasceu e viveu para cumprir o propósito de Deus.

E qual desses dois personagens devemos imitar? O vencedor ou o perdedor?

E surge para todos nós o grande desafio: Assim como Abel, o que podemos oferecer para agradar ao Senhor? As primícias, o procedimento e a fé.

Na verdade, toda a nossa vida deve ser dedicada ao Senhor como um culto sincero, profundo e racional. Como diz o apóstolo Paulo aos Romanos 12:1-2: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. 

Nenhum comentário: