segunda-feira, junho 28, 2021

JOÃO BATISTA - A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO

JOÃO BATISTA – A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO 

“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Usava João vestes de pelos de camelo e um cinto de couro; a sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre. Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:1-10).

 COMO FOI A HISTÓRIA DE JOÃO BATISTA?

 1. João Batista, o último dos profetas, nasceu numa pequena vila chamada Ein Kerem, talvez no ano 4 DC. Era a época do rei Herodes, o Grande. Ele era filho de Isabel e Zacarias (Lucas 1:8-25). Mesmo sendo de idade avançada eles foram pais e receberam a criança por obra do poder de Deus.

 2. Zacarias era sacerdote e estava ministrando no santuário quando recebeu o anúncio do nascimento de João Batista e a importância daquela criança prometida. Então, no devido tempo João nasceu, conforme vontade do Senhor. Ele trouxe muita alegria para seus pais (Lucas 2:57-80).

 3. Conforme anunciado pelo anjo Gabriel, João Batista foi cheio do Espírito desde o ventre materno e foi enviado para pregar o arrependimento e ser um homem poderoso espiritualmente no estilo profético de Elias. Ele foi a preparação de Deus para o ministério de Jesus Cristo.

4. Izabel era descendente e Arão e parente (prima) de Maria, mãe de Jesus. Ou seja, Jesus era primo em segundo grau de João Batista. A Escritura registra esse encontro especial de Isabel com Maria em Lucas 2:39-56.

5. João Batista cresceu e vivia no deserto com roupas de pele de camelo e um sinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

6. João começou a pregar o arrependimento dos pecados e batizava aqueles que aceitavam essa mensagem maravilhosa. Ele não tinha medo de proferir duas palavras sobre os religiosos hipócritas que desejavam uma vida litúrgica sem atitudes verdadeira de mudança de vida.

7. João Batista afirmava que ele não era o Messias, ele foi enviado como uma preparação para o ministério frutífero de Jesus que ele afirmava ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele batizava com água, Jesus batizaria com o Espírito e com fogo.

8. Jesus Cristo veio e foi batizado por João Batista no rio Jordão. Houve uma manifestação maravilhosa do Espírito Santo descendo como pomba sobre Ele e uma voz declarando que Jesus era o filho amado de Deus.

9. Com o passar do tempo, muitos discípulos de João começaram a seguir a Jesus e João afirmou que “convém que ele cresça e eu diminua”, pois sabia que o ministério de Jesus estava avançando e o dele iria acabar.

10. João batista morreu depois de ficar um tempo preso. Ele fez críticas pesadas contra o relacionamento conjugal ilegal de Herodes Antipas (Tetrarca da Galileia, filho de Herodes, o Grande) e Erodias (a mulher de Filipe, seu irmão). A morte de João Batista foi um pedido de Erodias usando a dança da sua filha Salomé. Ela dançou e agradou a Herodes que, seduzido, prometeu um presente. Então, Erodias pediu a cabeça de João Batista (Mateus 14:1-12).

O escritor e historiador Flávio Josefo cita João Batista em seu livro Antiguidades Judaicas. Ele afirma que João Batista era um homem bom, mas trata de maneira diferente da história bíblica a finalidade do batismo que ele realizava. Josefo fala que João pregava o batismo para purificação do corpo, não como sinal de arrependimento.

“Alguns dos judeus pensaram que o exército de Herodes havia sido destruído por Deus e que esse era um castigo bem justo para vingar a morte de João, cognominado o Batista. Pois Herodes mandou que o matassem, embora João fosse um homem bom, tendo ensinado os judeus a cultivarem as virtudes, serem justos uns com os outros, piedosos para com Deus e virem juntos para o batismo. Ele ensinava que Deus aceitava o batismo contanto que não se submetessem a esse ato a fim de obter remissão de certos pecados, mas para a purificação do corpo, caso a alma já estivesse purificada pela justiça. E quando os outros se reuniram em torno dele (pois foram profundamente tocados quando ouviram suas palavras), Herodes receou que, sendo tão grande o poder de persuasão que João tinha sobre as pessoas, conduzisse o povo a uma insurreição, pois eles pareciam prontos a seguir seus conselhos; Herodes resolveu prendê-lo e matá-lo antes que provocasse qualquer tumulto, de forma que mais tarde ele tivesse que enfrentar uma revolta. Devido a essa suspeita de Herodes, João foi enviado preso a Maquero, a fortaleza que já mencionamos acima, tendo ali sido morto. Os judeus creram que foi para vingar a morte de João que o desastre se abateu sobre o exército, com Deus querendo infligir mal a Herodes”

Então, quais as lições podemos aprender com a vida de João Batista? 

O QUE PODEMOS APRENDER COM A VIDA DE JOÃO BATISTA?

1. ELE FOI UM HOMEM CONSAGRADO - João Batista é um exemplo de um servo completamente consagrado a Deus e à sua divina vontade.

 A sua vida no deserto é um sinal de total dependência de Deus. Sua roupa e comida eram símbolo do sustento divino. Tudo que João Batista tinha era Deus e o propósito de fazer a sua vontade.

O deserto é um lugar enigmático na história bíblica. O Povo de Deus para voltar a terra prometida teve que passar e viver no deserto, Jesus antes de começar seu ministério passou pelo deserto. O deserto fortalece, purifica, consagra, nos aproxima de Deus.

Essa é ideia do salmista quando fala da benção da intimidade com Deus e como é importante para todos nós. “Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra. A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25:12-14).

2. ELE FOI UM HOMEM VOCACIONADO - João Batista é um exemplo de uma vida completamente dedicada para cumprir o chamado de Deus. Ele não veio ao mundo para ele mesmo, mas veio para cumprir um propósito, uma vocação, um chamado.

Ele sabia muito bem do seu propósito de vida e da sua missão. “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias. Eu vos tenho batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” (Marcos 1:7-8).

O Apostolo Paulo também viveu por um propósito, vejamos o que ele diz na despedida com os presbíteros em Éfeso: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).

3. ELE FOI UM HOMEM COMPROMETIDO COM A VERDADE - João Batista é um exemplo de uma pessoa comprometida com a verdade da Palavra de Deus, mesmo que esta verdade custasse sua própria vida.

Ele não teve medo de falar contra um erro do próprio rei Herodes que estava vivendo com a sua cunhada e isso foi o motivo da sua morte (Mateus 14:1-12).

Ele tinha uma mensagem direta e contundente. Vejamos o que ele diz na sua pregação: “Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer? Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer? Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado. Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo” (Lucas 3:10-14).

4. ELE FOI UM HOMEM HUMILDE - João Batista é o exemplo de uma pessoa humilde e obediente a Deus. Não havia vaidade no seu ministério.

Quando ele percebeu que a história se cumpria no crescimento do ministério de Jesus ele se alegrou dizendo: foram ter com João e lhe disseram: “Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro. Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. Convém que ele cresça e que eu diminua” (João 3:26-30).

5. ELE FOI UM HOMEM USADO POR DEUS – João Batista foi um homem que Deus usava para falar ao coração de muitas pessoas e transformar vidas. João Batista chamou tanto a atenção do povo de sua época que ele chegou a ser comparado com o profeta Elias.

Ao ser interrogado sobre quem era, ele respondeu: “Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (João 1:21-23).

6. ELE FOI UM HOMEM VENCEDOR - João Batista é um exemplo de uma vida vitoriosa, nada tendo, mas possuindo tudo. Ele era cheio do Espírito Santo desde o vente materno e através dele seu pai e sua mãe também ficaram e foram vencedores.

Jesus fez uma afirmação muito forte sobre ele: “Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir” (Mateus 11:8-14).

CONCLUSÃO:

João Batista é um desafio para nossas vidas! Diante de tudo que estamos aprendendo surge o maior desafio para nossas vidas. Nossa dedicação a Deus não pode ser mantida com a sobra do nosso tempo e nossa vida não pode existir sem um propósito verdadeiro. Precisamos entender muito bem nosso lugar e valor para deixar Cristo crescer e nosso eu diminuir a cada dia. A ele toda glória!

Nenhum comentário: