sexta-feira, julho 02, 2021

VIVENDO O SEU CHAMADO - CAMINHANDO PARA A VIDA ETERNA

 VIVENDO O SEU CHAMADO - CAMINHANDO PARA A VIDA ETERNA

Texto básico: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18).

Viver seu chamado é entender o propósito das nossas vidas. É saber o lugar de onde saímos e o lugar para onde Deus vai nos levar. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:13-14). Deus nos chamou e nos conduzirá para a vida eterna. A caminhada é uma preparação para a eternidade. Esse é o ensinamento do texto de Provérbios que vamos estudar a seguir.

O livro de provérbios foi escrito pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Salomão inspirado pelo Espírito Santo e com sabedoria provinda do temor do Senhor nos mostra esse contraste entre o justo e o ímpio, especialmente nesse capítulo quatro. A palavra de Deus compara muito bem o estilo de vida de cada um deles e onde cada um vai chegar. O caminho do ímpio é escuridão e vai terminar em trevas e morte eterna (v.19) e o caminho do justo é a luz que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (v.18). O texto bíblico de provérbios 4:18 nos revela na beleza da escritura sagrada a realidade desse caminho do justo, uma trilha que conduz o cristão a seu aperfeiçoamento final.

COMO VIVER O SEU CHAMADO?

 1. VIVER O SEU CHAMADO É SEGUIR A LUZ DE CRISTO (A vereda dos justos é como a luz da aurora). 

ü  Os primeiros discípulos de Jesus foram chamados de cristãos numa cidade da Ásia chamada Antioquia (At 11:26) e foram chamados cristãos porque proclamavam a vida e a salvação em Cristo.

ü  Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida (João 8:12).

ü  Vós sois a luz do mundo (Mt 5:14) e Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5:16).

ü  Porque Deus é que efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo (Fl 2:13-15).

2. VIVER O SEU CHAMADO É UM PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO DIÁRIO (que vai brilhando mais e mais). Ou seja, viver o chamado é uma caminhada diária, chamamos de processo de santificação e aperfeiçoamento.

ü  O pão nosso de cada dia dai-nos hoje (Mt 6:11).

ü  O justo florescerá como a palmeira, crescerão como cedro no Líbano (Sl. 92:12).

ü  Crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo (II Pe 3:18).

ü  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14).

3. VIVER O SEU CHAMADO É SE PREPARAR PARA A ETERNIDADE (até ser dia perfeito). Preparar para a eternidade é buscar a perfeição de Deus e saber que vamos viver essa perfeição com ele na eternidade.

Há dois fatores a considerar:

A) Primeiramente, viver o chamado representa o alvo pessoal da caminhada cristã. Imitar a perfeição do caráter de Cristo que deve ser almejado pelo cristão. Então, ser como Jesus Cristo é o alvo pessoal de cada cristão.

ü  Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo amou e se entregou por nós (Ef. 5:1).

ü  Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo (I Co. 11:1).

ü  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as cousas que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fl 3:13-14).

B) Em segundo lugar, o brilho perfeito representa a esperança, o alvo final da existência humana que é o encontro com o Senhor: o lar celestial, a salvação e a vida eterna.

ü  Assim como nos escolheu nele (Cristo Jesus) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele (Ef 1:4,5).

ü  A cidade não precisa de sol, nem de lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21:23-27).

ü  Então não haverá noite, nem precisam eles da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles e reinarão pelos séculos dos séculos (Ap 22:3-5).


Deus seja louvado!

Nenhum comentário: