segunda-feira, junho 14, 2021

A ATITUDE DE SAMÁ

A ATITUDE DE SAMÁ – 2 Samuel 23:11-12.

“Depois dele, Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus. Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento”.

              O conflito entre judeus e os Filisteus (Palestinos) é muito antigo. Desde quando Davi era jovem, antes de ser rei já havia muitas guerras entre judeus e os Filisteus. Um fato bem conhecido foi a luta entre Davi e o gigante Golias em I Samuel 17:1-38. Um jovem pastor de ovelhas confiante no Senhor venceu um guerreiro treinado. Quando Deus age não existe limite para o sucesso, mesmo que pareça impossível.

 OS VALENTES DE DAVI

O texto está falando dos feitos milagrosos de um grupo de pessoas chamados de valentes de Davi. Quem eram esses homens?

1.    Eram um certo grupo de elite que foi usado por Deus para operar grandes sinais e maravilhas através da sua fé e confiança em Deus (I Crônicas 12:14).

2.    No passado foram pessoas que não tinham valor na sociedade, covardes, aflitos, endividados que se ajuntaram a Davi. Ele os liderou e se tornaram fortíssimos e especiais. “O menor valia por 10 homens e o maior por 1000” (I Samuel 22:2).

3.    Eram absolutamente fiéis a Deus e ao rei Davi (I Crônicas 12:22).

4.   Tinham tudo para não serem nada, mas Deus trouxe restauração e a sua benção para fazer deles um instrumento da sua vontade (Salmo 113:7-8).

A HISTÓRIA DE SAMÁ

Samá fazia parte desse grupo de valentes e é mais um personagem desconhecido que deixou seu nome na história bíblica. A sua atitude de fé levou à salvação de sua vida e família e acabou mudando o rumo da história de toda a nação.

QUEM ERA SAMÁ?

1.    Era filho de Agé, o Hararita (Morador das montanhas).

2.    Seu nome significa “Desolação”. Mesmo assim não se rendeu a tal humilhação e se tornou uma pessoa vitoriosa, com a benção de Deus.

3.    Era um homem do campo, trabalhador rural, uma pessoa comum.

4.    Não era guerreiro, não tinha treinamento militar.

5.    Não tinha armas de guerra, apenas equipamentos do trabalho rural.

6.   Tinha um pequeno pedaço de terra cheio de lentilhas, de onde tirava o sustento para sua família. Era pouco, mas era tudo que ele tinha.

7.    Era uma pessoa de fé e obediente a Deus.

O QUE ELE FEZ?

1.    Naquele tempo era comum os Filisteus atacarem as plantações dos judeus e quem resistisse seria morto.

2.    Os Filisteus atacaram, fortemente armados, o pequeno pedaço de terra de Samá.

3.    Todos fugiram do inimigo armado, em maior número e prontos para fazer o mal.

4.    Entretanto, Samá não “abriu mão” do pouco que Deus tinha dado a ele.

5.    Samá ficou sozinho e lutou para defender seu pedaço de terra.

6.    Samá não tinha armas de guerra, usou apenas o que tinha em mãos. Provavelmente usando apenas instrumentos da lavoura.

7.  Samá conquistou o que parecia impossível, venceu a batalha com grande livramento do Senhor.

8.   Sama se tornou exemplo de resistência e fé em Deus, influenciando outros a lutarem para vencerem o inimigo.

O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE SAMÁ?

1.    É IMPRESSIONANTE O QUE DEUS PODE FAZER ATRAVÉS DE UMA PESSOA OBEDIENTE E FIEL. Assim como Deus agiu na vida Davi para vencer o gigante Golias (1 Samuel 17:1-58). “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17:45). Onde estão os feitos do Senhor através de nossas vidas os dias de hoje?

2.    DEUS AGE USANDO O QUE TEMOS EM NOSSAS MÃOS. Samá usou as ferramentas que tinha (provavelmente da lavoura) para defender sua terra, Davi rejeitou a armadura de Saul para usar apenas a funda: “Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi” (1 Samuel 17:50), Moisés usou a vara que tinha em suas mãos: “Perguntou-lhe o SENHOR: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão [Cajado]” (Êxodo 4:2). O que você tem em suas mãos?

3.    A VITÓRIA VEIO POR CAUSA DE UMA PESSOA DE FÉ QUE TINHA TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS. Depois, outros seguiram seu exemplo e agiram com coragem para expulsar o inimigo. É o que relata o escritor da carta aos Hebreus falando de importância da fé e de vidas que deixaram o exemplo de grandes vitórias pela fé: “...os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros” (Hebreus 11:33-34). É Como disse Jesus aos seus discípulos: “Onde está a vossa fé?”

4.    DIANTE DO DESAFIO SAMÁ TOMOU A DECISÃO CERTA DE NÃO FUGIR. Mesmo sem recursos, ele não fugiu da batalha. Se fugisse, talvez iria passar a vida inteira fugindo. É a mesma linha do conselho de Paulo a Timóteo: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Então, diante dos desafios, que atitude vamos tomar? Vamos ficar em casa esperando a morte chegar ou vamos enfrentar as lutas desse mundo?

5.    NAQUELE DIA O SENHOR EFETUOU UM GRANDE LIVRAMENTO. A benção e o poder de Deus se manifestam nas nossas fraquezas como Deus falou ao apóstolo Paulo: “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Coríntios 12:9). O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Ele lutará por todos nós, apenas requer que sejamos fiéis e corajosos para sermos usados como instrumentos de sua vitória e para sua glória.

Que Deus nos faça corajosos e fiéis como Samá. Ele não “abriu mão” do pouco que tinha recebido do Senhor. Seu nome estará registrado para sempre na galeria dos heróis da fé.

“Proclamai isto entre as nações: Apregoai guerra santa e suscitai os valentes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte” (Joel 3:9-10).

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:28-31). 

A Deus toda glória!


Nenhum comentário: