segunda-feira, junho 14, 2021

A ORAÇÃO DE JABEZ

A ORAÇÃO DE JABEZ 

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” (1 Crônicas 4:9-10).

Na cultura judaica era comum a escolha de nome dos filhos observar o contexto histórico do nascimento. Moisés recebeu seu nome por ter sido tirado das águas (Êxodo 2:10). A pessoa adulta, em algumas situações, tinha seu nome mudado. 

Por exemplo, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão que significava “pai de todos” (Gênesis 17:5), quando Isaque, o “filho da promessa”, nasceu. O mesmo ocorreu com Jacó, que significava “trapaceiro”, e, depois da luta com Deus no vale de Jaboque, passou a se chamar Israel “Homem de Deus” (Gênesis 32:28).

No novo Testamento o anjo Gabriel disse a José para colocar o nome de Jesus, pois ele iria salvar o seu povo do pecado e Emanuel, que significa Deus conosco (Mateus 1:21-23). A história de Jabez tem muito a ver com seu próprio nome.

Jabez é um personagem bíblico pouco conhecido. Ele recebeu esse nome por causa da dificuldade que sua mãe teve em seu nascimento. Este é o único texto que fala sobre sua vida e está fixado no meio de várias genealogias.

QUEM ERA JABEZ?

a)    Ele era descendente de Judá, que era filho de Jacó, neto de Isaque, bisneto de Abraão.

b)    Era um homem honrado, mais ilustre até que seus irmãos.

c)    Era temente a Deus, um homem de oração e fé.

d)    Seu nome foi dado por sua mãe por causa de muito sofrimento no parto e significava: “triste”, “cheio de dores”, “dolorido”.

QUAIS OS PEDIDOS DA ORAÇÃO DE JABEZ?

A oração de Jabez contém vários pedidos objetivos e diretos. O que Jabez pediu ao Senhor?

1.    A BÊNÇÃO DE DEUS – ele sabia que o Deus de Israel era a fonte de todas as bênçãos. Ele se fundamenta nas promessas do Senhor feitas desde os patriarcas. Como vemos em Genesis 22:17-18: “que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz”.

2. EXPANSÃO DO SEU TERRITÓRIO - isso significa prosperidade em todos os empreendimentos. Ele queria que sua vida fosse marcada por progresso como vemos no Salmo 1:1-6: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido”.

3.    A PRESENÇA DA MÃO DE DEUS – Ele pediu a orientação divina e o Seu poder por todos os dias da sua vida. Deus mesmo desafiou a Abraão a andar na sua presença, esse é o caminho para as melhores decisões. Vejamos Genesis 17:1: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Da mesma maneira vemos a boa mão de Deus com o escriba Esdras quando retornou do exílio para reconstruir Jerusalém e ensinar a lei do Senhor: “[Esdras] Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira” (Esdras 7:6).

4.  A PROTEÇÃO CONTRA O MAL – No mundo tão violento essa deve ser uma oração primordial como declara Davi no Salmo 147:12-14: “Louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus. Pois ele reforçou as trancas das tuas portas e abençoou os teus filhos, dentro de ti; estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e te farta com o melhor do trigo”. Jesus também nos ensina a importância da proteção de Deus no final da oração dominical: “Livrai-nos do mal” (Mateus 6:9-13).

5.    FICAR LIVRE DA TRISTEZA – Esse foi o pedido com maior sensibilidade. O objetivo principal da oração de Jabez era ficar livre da tristeza e de uma certa maldição imposta sobre ele. Ele usa um certo jogo de palavras: “de modo que não me sobrevenha aflição (Jabez)”. Que eu não tenha uma vida triste como meu nome. Ele tinha tudo para ser triste, até o nome, mas não se conformou com a “maldição” colocada sobre a sua vida.

     Muitos vivem sua vida sob a influência dolorida de alguma atitude ou palavra colocada sobre si. Pode ser através dos pais por palavras e atitudes. Expressões negativas como “Você não presta!”, “Você nunca conseguirá vencer” jamais devem ser proferidas por pais a sues filhos. Em outros casos os amigos, os inimigos ou até a própria pessoa trabalha contra ela mesma. Mas Deus deseja que todos sejam vencedores e consigam superar suas mágoas ou desafios.

Não podemos nos esquecer da obra maravilhosa de Jesus Cristo por nós. Ele sofreu para que tivéssemos alívio completo das dores da nossa alma. Temos o privilégio de obter a cura para nosso sofrimento. É o que a escritura sagrada nos mostra no fantástico texto da profecia de Isaías. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:4-6).

E a reposta de Deus foi conceder tudo que ele havia pedido. Deus respondeu prontamente a uma oração sincera e aquela vida que tinha tudo para ser infeliz acabou sendo próspera e vitoriosa. Foi dessa maneira que Jesus curou o cego Bartimeu. Ele apenas disse o que desejava e ao ouvi-lo, Jesus ordenou a cura. De maneira esplendida, imediatamente ele foi curado e salvo para sempre. “Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou” (Lucas 18:41-42).

Deus abençoe sua vida!

A ele toda glória!

Nenhum comentário: