sábado, outubro 15, 2016

COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS?



COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS?

Educação dos filhos é uma das maiores tarefas dadas por Deus para a humanidade. Este é o objetivo maior da família, multiplicar e encher a terra. Fazer isso não é apenas o ato de multiplicação da humanidade, mas uma grande missão de Deus para o homem.
O caminho para uma vida feliz no lar passa por uma relação harmoniosa entre pais e filhos. A base dessa harmonia está na sequência analisado no capítulo primeiro quando estudamos os papéis do homem e da mulher.
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:1-4).
Este texto acompanha o mesmo princípio do contexto anterior de Efésios 5:21 “sujeitando-se uns aos outros no temor de Cristo”. Ou seja, Antes de falar dos relacionamentos o apóstolo Paulo institui o padrão bíblico para viver em harmonia – a submissão um ao outro. O caminho que Deus oferece é sujeitar-se um ao outro espontaneamente, para o bem de todos e para a glória de Deus.
É importante relembrar que esta sujeição ou submissão é uma atitude que está ligada à plenitude do Espírito - E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). Esta plenitude tanto abre as portas para que o Espírito tome conta completamente da vida como é uma evidência clara que a pessoa está sob o controle de Deus.
Arrogância, altivez, soberba e egoísmo são atitudes de pessoas completamente vazias de Deus. Por outro lado, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, humildade, mansidão e domínio próprio são atitudes de uma pessoa cheia do Espírito Santo de Deus.
Pais e filhos cristãos devem viver dentro dessa esfera da ação do Espírito para que haja plena harmonia no lar. Vamos estudar o que a Palavra de Deus nos ensina sobre a atitude dos filhos e pais.
1. PRINCÍPIOS BÍLICOS SOBRE OBEDIÊNCIA.
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo” (Efésios 6:1). É notável que Paulo escreve diretamente aos filhos, ele não escreve pedindo que os pais façam os filhos obedecerem, mas fala diretamente aos filhos. Isso mostra que filhos, ainda quando crianças, também são parte integrante da Igreja de Cristo. A obediência aos pais é um mandamento bíblico que começa no Velho Testamento e continua da mesma forma no Novo Testamento. Na verdade podemos afirmar que faz parte da lei moral que nunca deixou de existir. Os filhos devem prestar toda obediência aos pais.
1.1 – A OBEDIÊNCIA É FEITA NO SENHOR.
É um ato de obediência feito no ambiente que o Senhor cria: a família, a Igreja. É o princípio da sujeição um ao outro no Espírito Santo de Deus. A ordem de Deus para a família cristã. Os filhos obedecem aos pais no Senhor, sob a direção de Deus. Os pais foram colocados sobre os filhos, mas não devem se esquecer que estão sob a orientação de Deus – o pai celestial. Em Romanos 1:28-32 a Palavra de Deus inclui a desobediência aos pais entre os pecados praticados por aqueles que não servem a Deus: E o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem cousas inconvenientes. cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Portanto, a obediência aos pais também é um sinal evidente daqueles que servem a Deus.
1.2 – A OBEDIÊNCIA É UM DEVER NATURAL.
Obediência dos filhos para com os pais é um ato legal da própria natureza que Deus criou. A obediência que se deve aos pais é fruto da ordem legal que Deus instituiu. Pode-se observar que até no mundo natural os animais quando são novos são instruídos e guiados pelos pais. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai, e não deixes a instrução de tua mãe” (Provérbios 1:8) e “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (Provérbios 13:1).
1.3 – A OBEDIÊNCIA É UM MANDAMENTO DE DEUS.
O apóstolo Paulo cita a lei moral dizendo que obediência aos pais é um mandamento de Deus. Obedecer aos pais é o quarto mandamento da lei – Êxodo 20:12. Uma colocação importante lembrada pelo apóstolo Paulo é o fato de ser o único mandamento que vem seguido de uma promessa: “para que se prolonguem os seus dias sobre a terra”. Podemos ver que a lei moral nunca deixou de existir. A mesma ordem dada a Moisés no Velho Tetamento é confirmada pelo apóstolo Paulo, agora na Nova aliança. Este é o único caminho da graça de Deus. Obediência e vida longa sobre a terra. Vejamos também Provérbios 4:10: “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida”.
2. PRINCÍPIOS BÍLICOS SOBRE DISCIPLINA.
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos a ira, mas criai-vos na disciplina do Senhor” (Efésios 6:4). A Palavra apostólica também oferece limite para a autoridade dos pais sobre os filhos. Provocar a ira dos filhos significa um erro na disciplina causando rebeldia e desrespeito dos filhos para com os pais. Alguns princípios podem ser claramente observados aqui.
2.1 – OS PAIS DEVEM ESTABELECER LIMITES PARA OS FILHOS.
Disciplinar é treinar. É preparar para a vida e para a vida mesmo após a morte dos pais. Deixe seu filho preparado para a realidade da vida fora de casa, uma realidade que somente os pais conhecem. Melhor que os pais estabeleçam limites para que a autoridade legal ou policial venha fazê-lo mais tarde. A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe” (Provérbios 29:15) e “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” (Hebreus 12:11).
2.2 – OS PAIS DEVEM DISCIPLINAR OS FILHOS COM SABEDORIA.
A disciplina é necessária, mas deve ser feita com sabedoria e prudência. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” e “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Provérbios 22:6,15).
Como devemos disciplinar nossos filhos? Alguns conselhos práticos:
  1. Começando mais cedo teremos menos trabalho no futuro.
  2. Cuidado com promessas que não vão ser cumpridas.
  3. Cuidado com a chantagem para conseguir sucesso na educação.
  4. Cuidado com a presença da mentira na educação dos filhos.
  5. Cuidado com a incoerência entre a ordem do pai e da mãe.
2.3 – OS PAIS NÃO DEVEM IMPOR AOS FILHOS NORMAS QUE NÃO CONSEGUEM CUMPRIR. É NECESSÁRIO SER EXEMPLO.
O maior desafio na educação dos filhos é a questão do modelo que os filhos não encontram nos pais. Educar é mostrar o caminho, mesmo que com a realidade da dificuldade de fazer o certo. Tiago escreve falando da dificuldade que algumas pessoas tem de serem praticantes da Palavra e não somente ouvintes. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:23-25).
2.4 – OS PAIS NÃO DEVEM EXCEDER NA DISCIPLINA.
Há uma grande discussão em torno da lei da palmada. A questão gira em torno da proteção da parte mais frágil. Mas a Escritura é clara e orienta sobre essa situação. Não é necessário violência física excessiva. Mas é importante mostrar quem manda, quem está no controle, mas isso sem exagerar na carga física. “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo” (Provérbios 19:18).
Como fazer disciplinar sem exceder? Algumas sugestões práticas.
  1. Disciplinar é diferente de espancar o filho.
  2. Os filhos devem saber sempre por que estão sendo disciplinados.
  3. Não disciplinar os filhos em momentos de raiva.
  4. Cada etapa da vida tem seu tipo de castigo. 
2.5 – OS PAIS NÃO DEVEM SE ESQUECER QUE PRESTARÃO CONTAS AO PAI CELESTIAL.
Há uma relação profunda entre disciplina que aplicamos em nossos filhos e aquilo que nosso Pai celestial faz conosco. Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 8:5). Deus é sábio e nos disciplina para nos fazer crescer na fé e para vivermos melhor a cada dia. É muito doloroso receber disciplina do Senhor, mas é um sinal claro de amor e certeza de paternidade divina. Então, devemos tratar nossos filhos como nosso Pai nos trata, levando-nos a ter uma vida próspera de valores.
É o mesmo princípio encontrado no livro do sábio Salomão:Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem” (Provérbios 3:11-12).
Também não podemos fugir da realidade de que nossos filhos não nos pertencem, mas são vidas preciosas que Deus colocou em nossas mãos para serem treinadas por nós. Sejamos fiéis cumprindo essa primeira missão que Deus nos concedeu. A família é o nosso primeiro e maior campo missionário.
Encerro citando a linda frase do escritor Português José Saramago, Nobel de Literatura em 1998 que faleceu em 2010: “Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo”.
Deus nos ajude! A Ele toda glória!

Nenhum comentário: