domingo, outubro 09, 2016

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam” (Gênesis 2:18-25).
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1:26-29).

O texto sagrado nos mostra, nos primórdios da criação da humanidade, a formação da primeira família. Deus soberano que pelo conselho eterno da sua vontade criou tudo que existe e formou o homem. Do homem criou a mulher e os uniu e abençoou para que pudessem ser mais do que um simples casal, eles formaram a família. Esta verdade bíblica pode ser endossada por homens estudiosos na história da humanidade, como de maneira muito sábia escreve, no livro Do Contrato Social, o filósofo francês Jean Jacques Rousseau sobre a família: “A família é a mais antiga das sociedades, e também a única natural”. Nessa perspectiva bíblica e teocêntrica, vamos observar os principais ensinamentos sobre a família.

1. A FAMÍLIA É UMA ENTIDADE INSTITUÍDA POR DEUS

Em Gênesis 1:27 lemos: “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Podemos constatar nesse verso do capítulo primeiro que Deus mesmo criou o homem à sua imagem. O texto seguinte narra que Deus viu que o homem estava só e criou a mulher e a deu ao homem. O Próprio homem constatou que a mulher é parte dele mesmo. Osso dos meus ossos e carne da minha carne. Este é o mistério maravilhoso do casamento, a verdadeira união de duas pessoas como uma só carne.
A família é uma entidade instituída pelo próprio Deus. É uma graça comum a todos os seres humanos. É uma instituição em que um homem e uma mulher vivem juntos como uma só carne e, em amor, criam seus filhos. É Importante também afirmar que o texto bíblico fala claramente que a família é formada por um homem e uma mulher. Não podemos aceitar uma família natural e abençoada por Deus que seja formada por dois homens ou duas mulheres. Esse é um assunto que deve ser tratado com prudência e respeito, mas nós cristãos que adotamos a Bíblia como referencial absoluto não precisamos ter medo de afirmar e ensinar essa verdade registrada na Escritura. A bíblia mostra que a família criada por Deus é formada por um casal, homem e mulher. Outros procedimentos diferentes estão fora dos padrões estabelecidos por Deus, como lemos na carta do apóstolo Paulo aos Romanos: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem” (Romanos 1:26-32).

2. QUAIS OS PROPÓSITOS DE DEUS AO CRIAR A FAMÍLIA?

2.1 VIVER UM RELACIONAMENTO EM AMOR.

Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). Alguém já disse que o homem não é uma ilha e precisa se relacionar com seus semelhantes. O homem não foi criado para viver só, mas para formar uma sociedade, uma família. Antes da criação da mulher o homem estava apenas na companhia dos animais. Esta amizade não foi suficiente para fazer o homem realizado e feliz, por isso Deus criou a mulher e mostrou a importância da família. Esse foi o primeiro propósito de Deus quando uniu homem e mulher: suprir uma carência de relacionamento que havia no ser humano.
Grandes estudiosos das ciências humanas têm desenvolvido estudos nessa área. Ótimos livros e filmes sempre abordam essa necessidade humana de viver em sociedade. Portanto, como seres relacionais que somos, precisamos viver juntos desenvolvendo nossas vidas dia a dia. Este é um propósito da criação da família: relacionamento humano em amor – Salmo 133:1.

2.2 VIVER PARA COMPLETAR UM AO OUTRO.

...far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea” e “...Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne” (Gênesis 2:18 e 21). O casamento foi criado também diante de uma impossibilidade de o homem se completar apenas com o convívio com os animais. Deus retirou um pedaço do homem e formou a mulher. Deus retirou uma das costelas de Adão e fez a mulher. Numa linguagem bem poética, geralmente recitada em casamentos, lembramos que Deus retirou o pedaço do homem do lugar perfeito, não retirou nenhum pedaço da cabeça para que a mulher não viesse ser superior ao homem, nem tão pouco retirou nenhum pedaço da parte de baixo para que a mulher fosse inferior ou menor, mas retirou uma das costelas que fica ao lado para que a mulher pudesse ser a verdadeira companheira, para andar junto e completar o seu companheiro.
A palavra usada no texto é ajudadora e significa companheira, parceira. É clara a intenção de Deus em dar ao homem alguém que o completasse e o ajudasse na sua vida. A esposa é esta pessoa escolhida para se realizar com seu o marido. São esses os sonhos de quem procura alguém para se casar. Alguém para compartilhar a vida. Complementação de um com o outro. Este também é o propósito maravilhoso do casamento.

2.3 VIVER EM UNIDADE E HARMONIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gênesis 1:26,27). Constatamos aqui um dos bons argumentos em favor da Trindade. Nesse plural do verso 26 podemos entender que, de forma diferente da criação do universo e dos animais quando apenas Deus num todo é citado dando a palavra de ordem para a existência de tudo que foi criado, aqui é mencionado um plural “façamos” que nos conduz à certeza de que o ser humano é o ponto alto da criação de Deus. A criação do ser humano foi uma ação da Trindade divina. E ainda mais, o texto também descreve a maneira como Deus fez o homem. Deus formou o homem do barro e soprou nas narinas o espírito para que este passasse a ter vida.
Desta maneira podemos afirmar que Deus instituiu a família para ter completa unidade e harmonia. Sendo o homem à imagem e semelhança de Deus, a família deveria ser um reflexo da própria Trindade. Existe em Deus Pai, Filho e Espírito Santo unidade e perfeita harmonia e Ele criou a família como imagem dessa Trindade divina.

2.4 VIVER EM FIDELIDADE E PUREZA.

Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”(Gênesis 2:23). Quando o homem faz a afirmação que “essa é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” ele demonstra surpresa, alegria e satisfação pela bênção da mulher, como criação de Deus. Temos de entender que este fato se deu antes da queda e do aparecimento do pecado. Após a queda encontramos toda sorte de erros e desajustes humanos: homossexualidade, bigamia, homicídios, violências.
O casamento é o abrigo seguro que Deus oferece aos seus filhos contra a promiscuidade e impureza. Fidelidade e pureza também foram propósitos de Deus ao criar o casamento. Com certeza Deus estava instituindo o caminho para a felicidade do homem que se dedica completamente à sua mulher e vice-versa. Vale a pena citar o texto do livro de Provérbios sobre esse assunto: “Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo. Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade”(Provérbios 5:16-18).
Diante do crescimento das doenças sexualmente transmissíveis há uma campanha do governo que incentiva casais a se prevenirem usando preservativos, inclusive para casais casados em suas relações sexuais. Melhor é a campanha do Ministério Casados Para Sempre que diz: “Deus inventou o sexo seguro e o chamou de casamento”.

2.5 ENTENDER QUE É NECESSÁRIO A SEPARAÇÃO DOS ANTIGOS LAÇOS FAMILIARES.

Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne” (Gênesis 2:24). Com toda certeza, as únicas pessoas que não tiveram de passar pela experiência de deixar pai e mãe para formarem sua própria família foram Adão e Eva. Também não tiveram sogras nem cunhados. Mas daí em diante o casamento se tornou a maneira da multiplicação familiar. O casamento é um rompimento com os velhos laços familiares e isso tem a sua importância para formação da família. Esta independência não é uma ruptura com distância, inimizade ou fuga, mas é o caminhar de um casal que deve tomar suas próprias decisões. Mesmo que ainda haja uma ligação emocional ou até mesmo financeira (em alguns casos) a nova família não se deve deixar influenciar e tem todo direito, com a bênção de Deus, de tomar suas próprias decisões e seguir o seu próprio caminho.

2.6 PARTICIPAR DA PROCRIAÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA.

Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a” (Gênesis 1:27,28). Não há dúvida que este seja o principal propósito da criação da família e do casamento: a procriação. Deus fez o ser humano apenas homem e mulher e os fez assim para procriarem, para se multiplicarem. Diga-se de passagem que o melhor argumento bíblico contra o homossexualismo é a própria natureza da criação de Deus. Não há como um casal homossexual procriar. Este ato deve se dar pelos meios naturais que Deus fez de forma perfeita e maravilhosa. O mundo de hoje, contaminado pelo pecado não enxerga esses aspectos e sofre as consequências de tudo isso. Então, o alvo principal do casamento é ter filhos e isso ainda é um desafio que naturalmente entristece os casais que não conseguem esse objetivo. Há várias histórias bíblicas sobre filhos que só vieram com a ajuda especial de Deus. Sara, Rebeca, Lia, Ana são exemplos de mães que só tiveram filhos com uma intervenção miraculosa de Deus.

Para concluir podemos reafirmar aqui a importância da família. Quais os propósitos de Deus ao criar uma família? A família é uma instituição criada por Deus com o propósito de viver um relacionamento humano em amor, viver para completar um ao outro, viver em unidade e harmonia, viver em fidelidade e pureza, entender que é necessário uma separação dos antigos laços familiares e participar da procriação da espécie humana.

Então, valorize muito sua família e proteja bem sua casa. Saiba que ela é uma bênção de Deus. Entenda que esse é o primeiro propósito de Deus para sua vida, viver bem em família. Procure seguir os verdadeiros princípios que regem a família e não tenha medo de ensinar aos filhos. A verdadeira felicidade está nas coisas simples e básicas da vida familiar. Fica aqui o desafio: Deus está pronto a renovar nossa vida a começar por nossas famílias. Abra totalmente a porta da sua casa para recebê-lo e Ele estará sempre presente: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”(Apocalipse 3:20).

Assim, que Deus nos ajude!


Nenhum comentário: