sexta-feira, setembro 09, 2016

FIDELIDADE CONJUGAL

Saboreando o melhor vinho

Fundamentos cristãos para a família


FIDELIDADE CONJUGAL


O tema fidelidade conjugal é sobremodo importante para nosso estudo. Com certeza a infidelidade conjugal é a consequência final de uma aliança quebrada no casamento. Casais que passam por esta experiência sabem e compartilham uma grande decepção e frustração no casamento. Não é fácil recomeçar um relacionamento e renovar a aliança novamente depois da experiência da infidelidade. A Bíblia é o livro que mostra o amor e a justiça de Deus e não esconde nenhum ponto da limitação e dos defeitos do ser humano. Vamos estudar a fidelidade conjugal na perspectiva bíblica sem rodeios e na certeza de que esse é um dos maiores desafios da vida conjugal no mundo pós-moderno.

1. PRINCÍPIOS BÍBLICOS SOBRE FIDELIDADE.

Alguns textos da Escritura nos oferecem grandes lições e ensinamentos. O profeta Malaquias escreveu uma exortação muito forte de Deus condenando a infidelidade: Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choros e de gemidos, porque ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. Todavia perguntais: Por que? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis”. (Malaquias 2:13-16).

Este assunto é muito forte na Escritura. A Bíblia menciona fidelidade em quase todos os seus livros, de todas as maneiras. Encontramos pessoas que foram fiéis, como José no Egito e também pessoas que passaram pela decepção de cometerem adultério, como Davi. Servos de Deus também foram fiéis a Deus até a morte e outros quebraram a aliança do Senhor e receberam a merecida punição. Vejamos alguns aspectos da fidelidade.

1.1 FIDELIDADE É A PRINCIPAL PROMESSA DO CASAMENTO.
“Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”(Malaquias 2:14). Podemos constatar que a fidelidade é a primeira promessa feita nos compromissos do casamento. Fidelidade significa também lealdade e dedicação exclusiva. Quando um casal promete fidelidade está prometendo ser fiel até a morte. É um compromisso muito sério e importante para o casal e para uma vida conjugal bem-sucedida.
Quando há infidelidade no casamento há uma quebra da aliança e há um desagrado de Deus. Com toda certeza o casal infiel colhe os amargos frutos de uma vida sem a bênção de Deus.
Na carta que Deus mandou o profeta Jeremias escrever explicando sobre a condenação e as razões pela qual Deus permitiu que seu povo fosse disciplinado pelos babilônios há uma menção expressa do peso da mão de Deus sobre algumas pessoas que cometeram infidelidade no casamento e profetizando falsas profecias. “E por causa deles será formulada uma maldição por todos os exilados de Judá que estão em Babilônia, dizendo: O Senhor te faça como a Zedequias, e como a Acabe, os quais o rei de Babilônia assou no fogo; porque fizeram insensatez em Israel, cometendo adultério com as mulheres de seus próximos, e anunciando falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei. Eu o sei, e sou testemunha disso, diz o Senhor” (Jeremias 29:22,23). Adultério é infidelidade e infidelidade é insensatez.

Existem alguns casais que se dizem adeptos do que chamam de “casamento aberto”, ou como podemos dizer “casamento sem fidelidade”. Nesse tipo de relação há uma tolerância para que o parceiro possa ter casos com outras pessoas, sem perder o vínculo de estabilidade do casal.
Este tipo de relação maligna jamais poderá ser chamada de casamento. É um sintoma bem claro da fraqueza moral dos ímpios. Absolutamente, é um comportamento de pessoas sem princípios cristãos. Infelizmente muitos estão vivendo desta maneira. Estes preferem viver somente para si mesmos e para seus prazeres. O Casamento com princípios cristãos feito na presença de Deus implica união verdadeira. União verdadeira implica fidelidade. O casamento aberto não passa de uma grande farsa.“Não adulterarás” e “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”(Êxodo 20:14,17). 

Os dez mandamentos é um resumo básico da lei moral dada por Deus e ainda é um padrão de vida que deve ser obedecido de coração pelos cristãos. É clara a ordem divina obrigando a fidelidade é não permitindo a cobiça do cônjuge alheio. Desta forma, podemos concluir que o casamento fundamentado na Escritura é marcado por fidelidade e lealdade ampla e absoluta. O casal que deseja contar com a bênção de Deus deve ser fiel aos seus compromissos matrimoniais. Fidelidade conjugal é a maior prova de amor, de dedicação exclusiva.

1.2 EXISTE UMA RELAÇÃO PROFUNDA ENTRE FIDELIDADE NO CASAMENTO E FIDELIDADE A DEUS.
De maneira bem clara há uma profunda relação entre fidelidade no casamento e fidelidade a Deus. Encontramos várias passagens bíblicas que reforçam essa relação. Aqui temos uma palavra de Deus através do profeta Jeremias. “Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. Nos altos escalvados se ouve uma voz, o pranto e as súplicas dos filhos de Israel; porque perverteram o seu caminho, e se esqueceram do Senhor seu Deus. Voltai, ó filhos infiéis, eu curarei a vossa infidelidade. Responderam eles: Eis-nos aqui, vimos a ti, porque tu és o Senhor nosso Deus”(Jeremias 3:20-23).

Diante de Deus a infidelidade no casamento é uma forma de infidelidade para com o Senhor. Porém, quando Israel virava as costas para o Senhor e adorava a outros deuses, Israel estava cometendo adultério. Ou seja, quando adoramos outro deus estamos sendo infiéis para com o nosso Deus. Adorar outro deus é valorizar mais outra coisa do que o Senhor.
Qualquer forma de pecado é uma ação de infidelidade. Por isso quando obedecemos ao Senhor agradamos ao nosso Deus. Este é o verdadeiro culto que agrada a Deus: a obediência – fidelidade (I Samuel 15:22).

Há um exemplo maravilhoso de fidelidade a Deus na história dos patriarcas de Israel. José, filho de Jacó foi vendido pelos seus irmãos como escravo aos Ismaelitas e depois de algum tempo foi vendido para um oficial egípcio chamado Potifar. Na casa de Potifar José, que sempre foi um homem abençoado por Deus, a despeito de sua vida de sofrimento, se tornou próspero nas ações que fazia e foi colocado como administrador dos bens de seu patrão. A mulher de Potifar se interessou por José e começou a assediá-lo. José nega a proposta daquela mulher deixando uma grande lição sobre fidelidade ao Senhor. “E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?” (Gênesis 39:7-9). Fidelidade no casamento e lealdade a Deus se relacionam profundamente. José foi fiel porque não queria pecar contra o Senhor. Ele pagou um alto preço por essa fidelidade e foi preso. Mas o Senhor estava com ele.

A pregação dos profetas no Velho Testamento é a mensagem de arrependimento. O povo estava sendo infiel e precisava mudar de vida. O povo de Deus estava se esquecendo do Senhor e agindo com idolatria. Além de adorarem a outros deuses havia violência e injustiças – Habacuque 1:2-4. Por causa de infidelidade para com Deus, o Senhor os entregou nas mãos dos seus inimigos. Em 586 A.C. o Povo de Israel foi atacado pelos babilônios, o templo foi destruído, foram levados com escravos e humilhados. Tudo isso como consequência de infidelidade.

Um fato muito forte é a ordem que Deus deu ao profeta Oséias. Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor” (Oséias 1:2). Deus mandou que ele se casasse com uma prostituta e tivesse vários filhos com ela. Deus usa esse fato para falar da infidelidade do povo e da fidelidade de Deus.

2. APRENDENDO HOJE COM A HISTÓRIA DE DAVI

O texto de II Samuel 11:1 a 12:15 conta a história do pecado do rei Davi. Ele havia sido escolhido rei para substituir Saul que foi desobediente com a palavra de Deus. Durante muito tempo Davi esperou chegar a hora que assumiria o trono de Israel. Quando esse tempo chegou, após a morte de Saul, ele finalmente pôde reinar sobre Israel.

A história conta que numa das guerras de Israel contra os filhos de Amon Davi resolveu ficar em Jerusalém e numa tarde quando passeava no terraço da casa real viu uma mulher tomando banho e sentiu-se atraído pela beleza dela. Ele mandou trazê-la e se deitou com ela. Algum tempo depois ela mandou avisar a Davi que estava grávida. Então o rei Davi mandou chamar Urias, o marido, que estava na guerra. Com certeza Davi queria que Urias se deitasse com sua mulher para que pudesse esconder o filho que ela esperava dele. Urias se recusou a ficar em sua casa e deitar-se com sua mulher por causa de lealdade com seus companheiros de batalha. Então, Davi mandou Urias de volta ao campo de batalha com uma carta, que sem ele saber era sua sentença de morte. Na carta para o comandante Joabe o rei pedia que Urias fosse colocado na frente da batalha. Isto aconteceu como Davi pediu e Urias foi morto na peleja. Após a morte de Urias e terminado o pranto por sua mulher, Davi a trouxe para o palácio. Ela chamava-se Bate Seba.

Algum tempo depois o Senhor enviou o profeta Natã a Davi e este o exortou do seu pecado. Davi ficou abatido e arrependeu de seu pecado, porém Deus avisou que o reino de Davi seria tumultuado por causa de conflitos dentro da sua própria casa. Sabemos que isto aconteceu, inclusive com a morte da criança fruto do adultério do rei. O pecado é perdoado, mas as consequências deste ficam e são muito fortes.

2.1 OS PASSOS NO CAMINHOS PARA A QUEDA.
Vamos analisar a seguir algumas atitudes que contribuíram para a o pecado de adultério do rei Davi. Podemos ver que são eventos que acontecem também com as mulheres que também são tentadas nessa área.

2.1.1 OCIOSIDADE.
Havia uma guerra, mas Davi permaneceu em Jerusalém. Mesmo diante de um desafio tão importante para o reino ele estava distante. Numa tarde, ele se levantou de sua cama e foi andar pelo terraço do palácio. É nessa hora que ele vê a mulher tomando banho. Apropriadamente há um adágio bem conhecido que diz “Mente vazia é oficina de Satanás”. Esta é uma grande verdade. Por isso que o apóstolo Paulo adverte aos irmãos em Filipenses 4:8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Muitos casamentos correm grande perigo quando um dos cônjuges deixa espaço na sua vida para o inimigo. A internet, que tem grande utilidade no mundo de hoje, pode ser uma porta aberta para um adultério dentro de nossas casas. Muito cuidado!

2.1.2 O ENGANO DA INVULNERABILIDADE.
Davi pensava que era invulnerável, que era inatingível, que não podia ser derrubado. É assim que pensam muitas pessoas que caem nessa cilada. Elas se sentem fortes e acham que conseguem fugir no momento certo. Muitas pessoas vão brincando com a tentação, vão levando essa relação em “banho maria”. Quando a água ferver não haverá como fugir. Infelizmente, achando que são fortes e invulneráveis se tornam presas fáceis. O apóstolo Paulo adverte: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”(I Coríntios 10:12). Diante de qualquer tentação e contato com a proposta do inimigo, a ordem de Deus é clara e direta: foge! I Timóteo 6:11 e II Timóteo 2:22.

2.1.3 ATRAÇÃO FATAL POR MEIO DO INSTINTO.
Davi viu uma mulher tomando banho e ela era mui bonita. A atração sexual do lado masculino vem de forma mais forte pela visão. A mulher já seria mais atraída por uma conquista verbal, uma boa conversa. Geralmente, a tentação vem e ataca atuando dentro do instinto de cada um, conforme cada pessoa. Adão e Eva foram tentados no paraíso e caíram depois de olhar para o fruto e ver que ele era agradável. “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu” (Gênesis 3:6). O inimigo conhece muito bem os instintos humanos e não vai oferecer algo que não seja desejável.Veja Mateus 26:41

2.1.4 VAIDADE.
Mesmo antes de se tornar rei em Israel Davi já era um homem famoso. Ele já havia tido muitas conquistas, muitas vitórias em batalhas, tinha poder e liderança sobre o povo. Davi era um homem vitorioso e sua fama corria por todo país. Além disso, ele tinha muitas mulheres. A vaidade é uma doença perigosa, principalmente para o líder bem-sucedido. Mesmo pessoas pobres podem ser orgulhosas. Quanto mais um rei tão próspero, como Davi. Desta forma, a vaidade dá à pessoa o falso direito de possuir até mesmo a única mulher de seu soldado raso. O texto de Salomão é uma grande verdade bíblica: “Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade”(Eclesiastes 1:2). A vaidade, o orgulho e a soberba são da mesma família de defeitos e são de onde partem os principais pecados.

2.1.5 CEGUEIRA ESPIRITUAL.
Davi foi infiel e pecou contra o Senhor. Ele não percebeu que havia cometido tamanha maldade contra a família de Urias e contra o Senhor. Mesmo sendo chamado de o homem segundo o coração de Deus, Davi viveu momentos de completa cegueira espiritual. O salmo 119:18 contém uma oração do próprio Davi: “Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei”. Ele só percebeu o tamanho do seu erro quando foi exortado por Natã. Durante o pecado ele não se deu conta do adultério e do assassinato. São momentos de insanidade e loucura completa. Há uma verdadeira cegueira espiritual. A visão do homem ou mesmo da mulher na hora de pecado é enxergar apenas corpo, prazer, carne. Quando a pessoa acorda é como se estivesse vivendo um pesadelo. As consequências são terríveis. Efésios 1:15-23 e 4:17-18.

2.1.6 UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO.
Esta observação pode ser um caminho para o pecado e também uma consequência de infidelidade. O caminho para o pecado é um processo. A queda segue um roteiro gradual até o fim. Depois de consumado, não há como resolver sem a disciplina de Deus. Cada vez que Davi tentou resolver os problemas, as coisas pioraram ainda mais. Ele cometeu adultério com Bate Seba. Quando soube que ela estava grávida, mandou chamar o marido para tentar esconder o filho. É obvio que a intenção de Davi era que Urias se deitasse com ela e tudo ficasse resolvido. Como essa ideia não deu certo, por causa da lealdade de Urias, Davi matou Urias pela espada dos filhos de Amon. Mandou-o de volta com a carta que o enviaria à frente da batalha. Urias seria morto e Davi poderia fica assim com sua mulher.

Mas Deus tudo vê. O Senhor mandou Natã para ter com Davi. Davi foi perdoado, mas pagou um alto preço na sua vida por causa daquele pecado. A vida familiar de Davi foi tumultuada completamente até o final da sua vida. O filho fruto do adultério adoeceu e veio a falecer. É triste ver onde foi parar um servo de Deus tão especial, que mesmo assim foi chamado “homem segundo o coração de Deus” (Atos 13:22). “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:12-15). Veja também Salmo 42:7.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE FIDELIDADE

O que mais poderíamos lembrar sobre a importância de permanecer fiéis aos compromissos feitos um ao outro na presença de Deus? A fidelidade conjugal continua sendo um dos maiores desafios do matrimônio nos dias de hoje. Diante desse grande desafio deixaremos aqui alguns conselhos finais.

3.1 FORTALEÇA SEU CASAMENTO.
O relacionamento que está forte passa por tentações e lutas, mas tem muito mais possibilidade de superar cada dificuldade. Invista no seu casamento e no seu cônjuge e a porta vai permanecer fechada. Dedique-se um ao outro com todo amor e carinho.

3.2 FAÇA DO SEU CÔNJUGE SEU MELHOR AMIGO.
Faça do seu esposo ou esposa seu melhor amigo ou amiga. Crie um ambiente de confiança e sinceridade. Não tenha medo de abrir o coração para pedir ajuda, antes de cair. Cuidado ao se tornar confidente de pessoa de outro sexo. Quando o relacionamento está forte e aberto haverá confiança para contar tudo um ao outro.

3.3 FUJA DE CAMINHOS QUE POSSAM LEVAR SEU CASAMENTO PARA O ADULTÉRIO.
Muito cuidado com coisas pequenas que podem se tornar grandes problemas. A pornografia é de acesso mais fácil hoje em dia, portanto cuidado para não preencher a mente com desejos sexuais que podem estimular a busca de sexo fora do casamento. Cuidados com os perigos da internet: Salas de bate-papo; clubes para encontros, grupos de relacionamento e outros. Fuja das pequenas coisas antes que elas se tornem incontroláveis.

Assim, que Deus nos ajude a cada momento!

Nenhum comentário: