domingo, setembro 04, 2016

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO LAR



Saboreando o melhor vinho

Fundamentos cristãos para a família


A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO LAR

Para vivermos em família e sermos bem-sucedidos em nosso relacionamento temos de aprender a nos comunicar com perfeição. Deus nos fez seres comunicativos e quando aprendemos a usar esta ferramenta certamente haverá sucesso em toda a nossa vida, principalmente na vida conjugal. A comunicação é um caminho para unir totalmente as pessoas e fortalecer os relacionamentos. Comunicação efetiva é a forma correta de viver uma só carne.

Comunicação vem do latim, comunicare, que significa literalmente “pôr em comum”. Então, comunicação é convivência, vida compartilhada, consenso espontâneo entre indivíduos. Consenso é acordo e entendimento. O objetivo da comunicação é o entendimento entre as pessoas. Ao aplicar esses conceitos na vida conjugal constataremos o quanto é importante haver comunicação efetiva para se conseguir uma vida em harmonia no lar.

Nesse capítulo, além de analisarmos a definição de comunicação, vamos estudar os elementos da comunicação humana, os obstáculos à comunicação e o caminho para uma comunicação efetiva.

1. OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA.

J. R.Whitaker Penteado no seu livro A Técnica da Comunicação Humana fala dos quatro elementos básicos da comunicação. O emissor, o receptor, a mensagem e o meio. O emissor é aquele que se comunica. É a pessoa que deseja se fazer entendido. É importante saber exatamente quem está falando. Mesmo que seja a mesma pessoa fisicamente, a comunicação pode ser feita como pai, marido, filho ou outra pessoa. A primeira coisa a saber é quem fala.

O receptor é a pessoa a quem é dirigida a comunicação. Quando alguém fala é necessário também saber a quem fala. Também é importante lembrar que após entender a mensagem o receptor torna-se emissor ao responder positivamente ou negativamente ao emissor inicial.

A mensagem é aquilo que se fala, o conteúdo da comunicação. Com certeza, existem inúmeras razões para se comunicar, pois para viver melhor o ser humano precisa se comunicar. A comunicação pode ser um pedido, uma reclamação, uma crítica, um elogio. Um detalhe importante nesse aspecto da linguagem é o uso de expressões que tenham o mesmo significado para ambos, o emissor e o receptor. Veja esta frase a respeito do entendimento na comunicação: “Sei que você crê que entendeu o que pensa que eu disse, mas não tenho certeza se você sabe que o que ouviu não é o que eu quis dizer”. Resumindo, comunicação não é o que você fala, mas é o que os outros entendem. Dessa forma, este é um grande desafio na comunicação, uma linguagem que possa ter o mesmo significado para quem fala e quem escuta. Vamos abordar esse assunto mais adiante quando falarmos dos obstáculos à comunicação.

Finalmente, o último elemento da comunicação é o meio. Chamamos de meio o caminho usado para se comunicar. O meio é a rota usada para conduzir a mensagem proferida pelo emissor para o receptor. É necessário entender que existem inúmeros meios ou caminhos para a comunicação humana. Podemos nos comunicar através de todos os sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e paladar, mas é necessária uma linguagem de significado comum. Quando há qualquer deficiência em uma área dos sentidos logo haverá uma substituição ou o fortalecimento de outra.

O ser humano se comunica através de palavras faladas, escritas ou gesticuladas. Um exemplo bem forte é a criação de uma linguagem através de sinais, chamada de libras, utilizada para comunicação com deficientes auditivos.

Existe a comunicação através do corpo, toques, sinais visuais como acenos. Podemos comunicar com outros sons (que não são palavras) e até mesmo com o silêncio. A comunicação através do corpo é muito utilizada, principalmente na vida conjugal. É o que pode ser chamado de comunicação sexual.

O grande desafio é o uso do meio. Este uso pode determinar toda a eficácia da comunicação. Uma pessoa pode preferir falar pessoalmente ou mesmo escrever uma carta em papel e, quem sabe, usar a correspondência eletrônica e, em algumas circunstâncias, ficar calado. São vários meios que podem ser usados, mas a escolha do meio mais apropriado é fundamental e determinante para se fazer entendido absolutamente.

2. OBSTÁCULOS À COMUNICAÇÃO

Existem muitos fatores que prejudicam a comunicação familiar. Em muitos casos e situações as pessoas não se entendem ou têm interpretação divergente da realidade. Podemos enumerar vários obstáculos à comunicação familiar.

2.1 NÃO VIVER BEM CONSIGO MESMO.
Comunicação é convivência e para viver bem com outras pessoas é necessário estar bem consigo mesmo. A própria Escritura registra algo muito forte nesse sentido, quando fala do resumo da lei: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo teu entendimento; e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Lucas 10:27).

Este assunto é muito bem desenvolvido por John Powell2 no livro Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? Ele registra que quando não estamos bem conosco mesmos fugimos da verdade e da realidade, criando métodos de defesa do ego. A grande questão, segundo o autor, é que eu tenho realmente medo de me expor para os outros, tenho medo de dizer quem sou porque você pode não gostar e isso é tudo que tenho. Para esconder e não se expor ao próximo muitos buscam refúgio criando máscaras e papéis e jogos.

JOGOS E PAPÉIS.
John Powell cita vários jogos e papéis. É importante mencionar que qualquer pessoa pode jogar um ou mais desses jogos. E a pergunta é: quais desses jogos eu uso? O que estou escondendo? Eis aqui os principais:
SEMPRE CERTO – Esta pessoa raramente perde uma discussão. Não escuta bem as outras pessoas e parece não aprender nada com elas. Age com muita segurança para defender suas dúvidas e incertezas.
CORPO BONITO – A vaidade física é a compensação para um sentimento corrosivo de inferioridade.
VALENTÃO – Este jogo é uma tentativa inútil de reivindicar sua superioridade sobre os outros.
PALHAÇO – Como a maior parte das pessoas, o palhaço compulsivo está buscando algum tipo de reconhecimento e atenção. Tenta fugir da realidade, sem levar nada a sério.
COMPETIDOR – O competidor deve vencer qualquer coisa que faça. Para ele é sempre “ganhar ou perder”. Ele não discute, disputa. Ele não consegue distinguir entre sua pessoa e suas realizações.
CONFORMISTA – Este jogo pode se chamar “paz a qualquer preço” e o preço é abandonar toda individualidade em função dos outros.
DOMINADOR – Este jogo é caracterizado por um desejo exagerado de controlar a vida dos outros e até seus pensamentos.
SONHADOR – O propósito desse jogo é claro: fugir. O objetivo do sonhador é escapar da realidade.
CONQUISTADOR – O jogo da conquista é uma tentativa de ganhar algum tipo de reconhecimento para o ego.
FRÁGIL – A pessoa frágil dá várias mensagens aos outros de que é delicada e precisa ser tratada com muita cautela, “pegue com cuidado”.
HEDONISTA – A pessoa do tipo “prazer acima de tudo” tenta esconder sua imaturidade emocional atrás de eufemismos, mas a imaturidade aparece rapidamente em seus relacionamentos.
SOLITÁRIO – O solitário se exclui do grupo, vive sozinho e tenta se convencer que gosta de viver assim. Entra nessa jogo para tentar escapar dos desafios da sociedade e da vida humana.
MESSIAS – Esse jogo demanda um pouco de imaginação e uma necessidade subconsciente de se sentir importante.
POBRE COITADO – este jogo é usado por aqueles que se desvalorizam.
SEDUTOR – As pessoas que usam esse jogo o fazem por pensar que não têm nada mais a oferecer, senão um corpo sedutor. Querem chamar a atenção do outro e desejam ser populares.

2.2 A COMPLEXIDADE HUMANA.
A natureza humana é muito complexa e ampla. Cada pessoa carrega dentro de si um mundo. São muitos mistérios que nem a própria pessoa consegue conhecer e decifrar. Deus fez cada pessoa diferente, não há na face da terra alguém que seja completamente e absolutamente igual a outra pessoa. Essa individualidade maravilhosa também se torna um grande obstáculo à comunicação efetiva.

2.3 DIVERGÊNCIA DE SIGNIFICADO E INTERPRETAÇÃO DA MENSAGEM.
Comunicar não é o que se fala, mas o que o outro entende. Dessa forma, é absolutamente imprescindível que aqueles que se comunicam estejam completamente certos daquilo que estão falando e entendendo. Com certeza, nem todas as palavras têm o mesmo significado para cada pessoa. Um fala pau, outro entende pedra. Em certos casos é necessário que cada um confirme o que o outro está entendendo.

2.4 FALTA DE SABEDORIA NO USO DO MEIO E DO MOMENTO CERTO PARA A COMUNICAÇÃO.
Como já dissemos, o meio de comunicação é o caminho usado para a interação entre as pessoas no processo de comunicação. Isso significa que nem todos os meios são bons para o processo. Cada situação exige um caminho e um tempo. Conversas importantes para resolver situações entre o casal não podem ser realizadas em qualquer momento ou lugar. Porque para todo propósito há tempo e modo...” (Eclesiastes 8:6a) e “O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é!”(Provérbios 15:23).

2.5 SITUAÇÕES DE STRESS.
Diante de um mundo cada vez mais competitivo e de uma busca cada vez mais exagerada pelas coisas materiais todos vivem constantemente trabalhando mais e mais e colocando a comunhão familiar em segundo plano. Muitos pais e mães perdem muitos anos de suas vidas tentando sustentar a família ou apenas dar certo conforto material e se esquecem de viver uma vida melhor. Muitas famílias vivem uma vida sem qualidade de vida. Não se alimentam bem, não têm um sono reparador ou nem dormem direito. Vivem uma vida sedentária e são alvos fáceis para doenças emocionais. Vivendo dessa maneira não têm disposição para conversar com família e vivem no limite, com os “nervos à flor da pele”. “De que vale para o homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).

2.6 MUITA TECNOLOGIA E POUCO CONTATO PESSOAL.
Um grande inimigo da comunicação familiar é a televisão, os celulares inteligentes e outros passatempos tecnológicos. Todos esses poderosos meios de comunicação têm abalado o diálogo entre a família. As famílias perdem horas em frente da TV vendo programas idiotas e até perniciosos que tendem a não deixar as pessoas pensarem e viverem uma vida feliz. A internet é uma novidade que a maioria de nossos pais não conheceram. A internet tornou o mundo mais fácil, que pode ser alcançado nos telefones ou apenas com um clique no mouse. Porém, tudo isso deve ser usado com muita sabedoria para não sermos dominados pelo esquema desse século. “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).

3. O CAMINHO PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA.

Para uma comunicação efetiva é necessário lembrar alguns conselhos úteis, que serão aqui abordados. O que devemos evitar e aquilo que devemos procurar fazer sempre.

3.1 ATITUDES A SEREM EVITADAS.

3.1.1 NÃO FAÇA CRÍTICAS DESTRUTIVAS. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29). Ninguém gosta de receber críticas, principalmente quando fazemos críticas que não edificam. Certas pessoas proferem palavras que se tornam caminho de desmotivação para os outros. Evitem imputar culpa sobre o outro. Frases desse tipo devem ser abolidas: “você não presta, você nunca vai ser alguém na vida..”

3.1.2 NÃO SEJA IMPLICANTE. Na multidão de palavras não falta transgressão; mas o que refreia os seus lábios é prudente” (Provérbios 10:19). Boa comunicação não é falar muito, mas ser perfeitamente entendido. Dessa forma, devemos evitar conseguir nossas vontades por implicância e por pressionar nossos familiares.

3.1.3 NÃO REVIDE. A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens” (Romanos 12:17). A reação natural de qualquer pessoa é revidar suas ofensas, mas não deve ser assim na família cristã. Este é um princípio básico do cristianismo, pagar o mal com o bem.

3.1.4 NÃO USE O SILÊNCIO COMO ARMA. "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio" (Provérbios 17:27-28). Já vimos que até o silêncio é uma maneira de comunicar. E pode ser interpretado de maneira bem diferente, quase sempre de maneira negativa. Portanto, é mais sábio explicar ao outro que você deseja ficar em silêncio, mas que essa atitude não seja por muito tempo.

3.1.5 NÃO DEIXE QUE O SOL SE PONHA SOBRE VOSSA IRA. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26). Trate cada divergência ou desentendimento antes que cresça muito e se torne incurável. O desentendimento sem tratamento se transforma em mágoa. Todos os casamentos têm desentendimentos, mas todos os desentendimentos têm cura, se tratados na hora certa, com humildade, amor e respeito.

3.2 ATITUDES A SEREM ESTIMULADAS.

3.2.1 AGIR COM SIMPATIA – É POSSÍVEL DISCORDAR SEM BRIGAR. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1). A verdade deve dominar a convivência, mas a verdade deve ser dita com educação e simpatia. Mesmo em momentos que sejam necessárias palavras mais duras devemos agir com carinho e respeito mútuo. Lembremos que o importante não é só o que se fala, mas também como se fala.

3.2.2 TENHA SEMPRE PRÉ DISPOSIÇÃO PARA O DIÁLOGO. As palavras dos sábios ouvidas em silêncio valem mais do que o clamor de quem governa entre os tolos” (Eclesiastes 9:17). Devemos aproveitar as oportunidades para uma boa comunicação. Os cônjuges devem estar sempre abertos para conversar e para fazer novas combinações. Use a boa comunicação para proteger seu lar em todas as direções.

3.2.3 CAMINHAR COM HUMILDADE. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte” (I Pedro 5:5,6). Para conviver em harmonia o casal deve aprender com seus próprios erros. A humildade é o caminho que Deus usa para trabalhar nos ensinando as grandes lições. Esteja sempre disposto a pedir perdão e a perdoar.

3.2.4 RESPEITAR OPINIÕES DIVERGENTES. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. (Provérbios 16:18). Podemos até discordar de algumas opiniões diferentes, mas temos de defender o direito de cada um se comunicar e se expressar. Não se pode levar as divergências para o campo pessoal. Temos de crescer discutindo opiniões diferentes apenas no campo das ideias.

3.2.5 SABER OUVIR ANTES DE FALARSabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar” (Tiago 1:19). Esteja sempre pronto e aberto para ouvir e procure pensar muito antes de falar. Desenvolva a saudável prática de ouvir olhando nos olhos dando toda atenção para quem fala. Os maridos precisam desenvolver essa habilidade e as esposas têm de entender devem escolher o momento certo para conversar com o marido.

CONCLUSÃO.

Para concluir esse importante capítulo é necessário afirmar a importância de uma comunicação efetiva no lar. Para enfrentar as dificuldades naturais do relacionamento o casal deve buscar se expressar da maneira mais pura e sincera possível. Uma boa comunicação na família faz as dificuldades serem tratadas com mais sabedoria e com a benção de Deus.

-----------------------------------
1 PENTEADO, J. R.Whitaker, A Técnica da Comunicação Humana, São Paulo: Editora Pioneira, 1974.
2 POWELL, John, Por que tenho medo de dizer quem sou? Belo Horizonte: Editora Crescer, 2006.

Nenhum comentário: