quinta-feira, março 29, 2012

SÊ FORTE E CORAJOSO


“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:1-2;6-9).

            O texto citado é exatamente colocado entre duas lideranças judaicas. Moisés foi o libertador do cativeiro egípcio. O poder de Deus se manifestou poderosamente através da vida de Moisés. Deus julgou os deuses do Egito e libertou seu povo.
            Josué é o sucessor de Moisés e deveria conduzir o povo na conquista da terra prometida. Não seria uma missão fácil e o texto é uma palavra de preparação para uma grande conquista. Há no texto citado a repetição tripla da mesma expressão: “Sê forte e corajoso!” A mesma expressão é repetida com diferentes lições e aplicações. Assim, vejamos o que cada uma delas significa.

         SÊ FORTE E CORAJOSO

         SÊ FORTE E CORAJOSO PARA CONQUISTAR AS GRANDES PROMESSAS DO SENHOR (v.6).

            No verso seis Deus fala que Josué deveria ser forte e corajoso para conquistar a terra que Deus, em juramento, havia prometido aos seus pais. Para aquele momento história seria necessário muita força e coragem. A conquista da terra de Canaã como promessa do Senhor era o alvo a ser atingido.
            Assim como o salmista declara no Salmo 27: “Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”. Da mesma maneira encontramos a palavra de fortalecimento do Rei Ezequias para o povo, quando estava cercado por Senaqueribe. Com fé em Deus ele declara: “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele. Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá” (II Crõnicas 32:7-8).

            SE FORTE E CORAJOSO PARA OBEDECER COM FIDELIDADE A PALAVRA DO SENHOR (v.7).
            Deus também afirma a importância da obediência a todas as ordenanças da lei do Senhor. Seria necessário muita força e coragem para cumprir a lei do Senhor. O caminho da obediência merece ser seguido com fidelidade e dedicação. Para obedecer é necessário meditar diariamente (v.8). A obediência à Palavra de Deus é o caminho apontado por Deus para que possamos atingir o alvo, é a maneira de alcançar as grandes promessas do Senhor.
            O texto também mostra a importância do equilíbrio na obediência e aplicação dos princípios bíblicos. Josué não deveria se desviar da lei do Senhor, nem para a direita, nem para a esquerda. Assim encontramos essa lição tão viva em Provérbios de Salomão:“Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Pv. 4:27).
            Esse é o maior desafio para os cristãos do nosso século. Obedecer à palavra de Deus de maneira sábia e equilibrada. É necessário fugir do liberalismo cego e carnal. Algumas pessoas perdem totalmente o respeito pelo sagrado e pelos valores espirituais – I Coríntios 11:21. Por outro lado, também é necessário fugir do fanatismo legalista que valoriza uma aplicação literalista e radical da Palavra de Deus. Essa aplicação sem bom senso e estremada tem atrapalhado muitas pessoas a seguirem um evangelho vivo e rico dos princípios cristãos genuínos – Mateus 7:5,15.

            SÊ FORTE E CORAJOSO PARA ANDAR COM DEUS, POIS ELE SERÁ CONTIGO POR ONDE QUER QUE ANDARES. (v.9).

            Finalmente Deus motiva Josué a andar com o Senhor por todos os dias da sua vida. Para todos os momentos da vida do líder ele deveria andar com Deus. Esse é o propósito supremo da criação humana. Glorificar a Deus e ter o prazer de viver com Ele todos os dias.
            Assim encontramos as palavras da profecia de Isaías. “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador” (Is. 43:1-3).
            Vale a pena lembrar das palavras de Jesus na grande comissão. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19-20). O verdadeiro cristão é aquele que vive na presença do seu mestre. Jesus está conosco. Temos de andar diariamente com Ele.
            Sejamos fortes e corajosos!

Nenhum comentário: