sábado, maio 20, 2006

PHILLIP PARRIS LYNOTT

PHILLIP PARRIS LYNOTT - 20 de agosto de 1949 a 04 de Janeiro de 1986.

Andando pelas pelas ruas frias do centro de Dublin deparamos com esta estátua. Percebi que se tratava de alguém muito especial na Irlanda. Após uma pesquisa, descobri uma jóia rara do rock e uma relação estreita com o Brasil. É a história do irlandês Phillip Parris Lynott. 

Phillip era filho de mãe irlandesa e pai brasileiro que o abandonou com poucas semanas de vida. Ele cresceu num ambiente dominado pelas forças britânicas, conflitos entre católicos e protestantes, além de guerrilhas internas entre o exército britânico e o grupo terrorista IRA.

Anos depois, já morando com sua avó na Inglaterra, convivendo com a pobreza, falta de escolas e brigas de rua, o jovem Phil resolve tentar carreira no boxe. Cansado de ser surrado no ringue, monta uma banda de rock n´roll.

O Thin Lizzy iniciou suas atividades em 1969, na cidade irlandesa de Dublin, tendo em sua formação inicial Phil Lynott (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra). Com o passar dos anos, foram se tornando muito queridos pelos fãs e imprensa especializada.

Eles sempre contaram com grandes músicos em suas inúmeras formações e lançaram trabalhos realmente excelentes, com várias canções que se tornaram clássicos e entraram para a história do hard rock. O disco mais famoso da banda foi o Live And Dangerous, lançado em 1978 e apresenta em seu repertório, com algumas exceções, músicas dos álbuns Nightlife de 74 até Bad Reputation de 77.

As gravações deste álbum ao vivo foram selecionadas das excursões que o Thin Lizzy fez entre 1976 e 1977 e a maioria das canções de Live And Dangerous foram retiradas de três apresentações no Hammersmith Odeon de Londres em novembro de 76, durante o fim da excursão do disco Johnny The Fox.

Uma vez no mercado, chegou ao segundo lugar nas paradas britânicas e até hoje está sempre muito bem cotado entre as mídias especializadas ao redor do mundo, sendo que em algumas destas o álbum fica em primeiro lugar, sendo o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos.

É perfeitamente compreensível toda esta badalação, afinal este disco possui praticamente a nata do que a banda compôs até este período, ótimas canções embaladas com a bela voz negra de Phil para se escutar em qualquer momento.

O Thin Lizzy, continuou lançando seus sempre bons discos até 1984, onde encerra sua carreira atolada em problemas financeiros e drogas, combinados pela confusão de Lynott sobre o sentido da banda. Phil montou outro projeto, o Grand Slam, que não vinga e decide então gravar discos-solo com resultados variáveis.

Phil Lynnot falece em 4 de janeiro de 1986, morrendo de complicações de saúde depois ter estado em coma por duas semanas, coma este derivado do tradicional abuso de drogas pesadas e álcool. Até hoje a banda ainda possui inúmeros fãs espalhados por todo mundo, inclusive no Brasil.

Na minha opinião, um sucesso que merece destaque é Still in love with you do album Out in the Fields com garry Moore.



Todo ano são realizados vários shows e tributos a Phillip Lynott e ao Thin Lizzy. Os sucessos ainda são tocados nas paradas para a alegria de todos os roqueiros.

Um comentário:

Valdir Franca disse...

Joao,

Gostei da descoberta deste link entre Brasil e Irlanda, muito legal. Espero que vc possa usar de alguma maneira ai com os Irlandes.

Parabens!

Ps. Coloquei um link do seu blog no meu, falou?