segunda-feira, agosto 23, 2010

O QUE É PESCA ESPORTIVA?

PESCA ESPORTIVA

A pesca esportiva é uma evolução da pesca amadora, em uma visão mais simplista. Uma atividade que evoluiu de um simples passatempo para uma modalidade de esporte, cujo crescimento é constante e em taxas geométricas.
Ecologicamente correta, a pesca esportiva proporciona momentos de prazer ímpares aos seus praticantes, cada dia mais preocupados com a manutenção do meio ambiente e da preservação das espécies dos peixes, já que sem eles o esporte não pode ser praticado.
Em uma visão cristã, a preservação da natureza faz parte do mandato dado por Deus para a humanidade e deve ser alvo de cada filho de Deus resgatado por Jesus. O cristão glorifica ao criador quando aproveita com responsabilidade da natureza criada por Deus.
A pesca esportiva, dessa forma, é uma maneira especial de se aproximar e desfrutar da natureza criada por Deus.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA PESCA ESPORTIVA

1. Faça da pesca um momento especial de meditação e inspiração, para estar em contato com Deus através da natureza e com o próximo.
2. Pescar esportivamente é proceder, de certa forma, como numa competição com o peixe. Métodos desproporcionais chamados de predatórios não devem ser usados.
3. Não é considerado como pesca esportiva:
• Uso de rede ou tarrafa.
• Uso de explosivos.
• Uso de espinhel (várias linhas presas num corda e armadas sobre o rio)
• Uso de “pinda” ou pesca com galão soltos no rio.
4. O equipamento principal a ser utilizado na pesca esportiva é anzol, linha e vara de pescar. Pode ser utilizado molinete ou carretilha.
5. Como existem vários tipos de peixes, também os métodos de pesca são diversos e devem se adaptar aos vários lugares: mar, rios, lagos.
Principais tipos de pescaria:
• Pesca com iscas artificiais.
• Pesca com fly
• Pesca com isca viva.
• Pesca em cevas.

CONSELHOS FINAIS
1. Preserve a natureza – guarde o lixo e traga de volta para ser jogado no lugar certo, que não é no rio.
2. Segurança é fundamental – o colete salva vidas deve ser utilizado.
3. Cuidado com o sol - use proteção para a cabeça e para o corpo, além do bloqueador solar.
4. Não se esqueça de usar repelente para mosquito.
5. Siga as instruções do Barqueiro. Ele foi contratado para auxiliar, porém deve ser respeitado (lembre-se que isso é uma maneira de testemunhar o evangelho). Ele estará preparado para tirar qualquer dúvida, pois é alguém que conhece bem a região e a realidade da pescaria no local.
6. A pescaria deve ser um momento de prazer. Não se afobe, nem se estresse. Não é necessário jogar mais de uma linha/vara na água.

Tenha uma boa pescaria, para a glória de Deus!

_______________________________________
(*) O texto foi feito para a pescaria anual do Grupo de Homens da Igreja Presbiteriana de Brasília. A Foto foi tirada dia 25/08 e o peixe é uma Pirarara de aproximadamente 20 Kg pescada por mim no Clube Pescar em Luziânia - GO. Importante: depois de 30 minutos de disputa e das fotos o peixe foi devolvido para a água.