sábado, abril 28, 2012

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS

            O texto bíblico de João 2:1-12 relata a história do primeiro milagre de Jesus. Ele viveu e desenvolveu seu ministério na região mais pobre da Palestina. A Galiléia era uma vasta região ao norte do atual estado judeu. Este fato marcante aconteceu na cidade de Caná da Galiléia.
         O primeiro milagre de Jesus é narrado pelo apóstolo João. Ele registra cada acontecimento na perspectiva da valorização dos sinais sobrenaturais e marcantes que confirmam a divindade de Jesus Cristo e da fé salvadora no Filho de Deus. João afirma que “Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia, manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele” (v.11).
         Naquele dia Jesus Cristo transformou um casamento destinado ao fracasso numa celebração de vida e alegria. A água foi transformada em vinho da melhor qualidade. Podemos aprender algumas preciosas lições com o primeiro milagre de Jesus.
         1. Jesus foi convidado para o casamento (v. 2). Esta afirmação mostra a importância de ter Jesus participando da nossa vida e atuando em nossa família. Mesmo que problemas aconteçam, quando Jesus está presente as soluções aparecem e a vitória é certa. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (apocalipse 3:20).
         2. Fazei tudo quando ele vos disser (v. 5). A autoridade de Jesus é revelada pela palavra de obediência a tudo que ele ordenar. Diante da dificuldade que apareceu, quando o vinho da festa acabou, Maria deu ordens aos serventes (ou diáconos) apontando para a obediência a Jesus. Esta é uma lição que devemos praticar diariamente para sermos abençoados. Fazer tudo que Jesus mandar em sua Palavra. “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14).
         3. Enchei com água as talhas de purificação (v. 7). Esse foi um passo de fé que os serventes deram por obediência à Palavra de Jesus.  Não foi algo comum, pois as talhas eram usadas para cerimônias de lavagem e purificação. Entretanto, a água que ali foi colocada se transformou em vinho da melhor qualidade mostrando que o milagre ocorre pela força da fé e na obediência a uma palavra do Filho de Deus. “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”(Hebreus 10:22).
         4. Guardaste o bom vinho até agora (v.10). A obra de Deus sempre é perfeita e especial. Ser cristão é viver e viver com qualidade de vida. Quem tem fé em Jesus Cristo e obedece à sua palavra certamente será recompensado com as maiores e melhores bênçãos de Deus. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).
         5. Manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele (v.11). Esse sinal foi um marco de fé na vida dos discípulos. Foi um dia inesquecível para todos os seus seguidores. Foi a visão da glória de Deus. Eles nunca se esqueceram do primeiro milagre e fundamentaram ali a fé no Senhor Jesus. Que a nossa fé esteja fundamentada em um Cristo vivo e salvador. “Estes [sinais] foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31).
         Ao nosso Senhor Jesus Cristo seja todo o louvor!

sexta-feira, abril 06, 2012

AS SETE PALAVRAS DA CRUZ


Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. (Gálatas 4:4)

Este é um fim de semana muito especial para todos os cristãos. É a festa de comemoração da Páscoa. Os cristãos relembram o sacrifício de Jesus e a sua gloriosa ressurreição. Há sete expressões que marcaram a morte de Cristo na cruz do Calvário e que precisamos sempre rememorar.

1. João 19:25-27 – AMOR:
“E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus a sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa”.

2. Lucas 23:33,34 – PERDÃO:
“Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à sua esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes”.

3. Lucas 23:42,43 - VIDA ETERNA:
“E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus respondeu: em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

4. Marcos 15:34 e Mateus 27:46 – JUSTIÇA:
“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eli,Eli lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”.

5. João 19:28 - AUTORIDADE:
“Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede”.

6. João 19:30 - VITÓRIA:
“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”.

7. Lucas 23:46 - REALIZAÇÃO:
“Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou”.

Estas são as palavras finais do nosso Senhor Jesus Cristo. Elas mostram o quanto Ele é especial para a história da humanidade e para cada um de nós. Ele está vivo e a sua mensagem continua a falar profundamente aos nossos corações. Jesus está vivo! Ele ressuscitou!

Feliz Páscoa!