sexta-feira, janeiro 26, 2007

Cristianismo, caminho para a vida eterna

Mensagem Bíblica: A Vereda dos justos, o caminho para a vida eterna.
Texto básico: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18).

O escritor C.S.Lewis em seu livro O grande abismo descreve uma fantástica viagem das cercanias do inferno para os arredores do céu. Ele descreve os arredores do inferno como um lugar onde as pessoas viviam na expectativa da chegada da noite. O céu cinza, uma chuva fina e a triste espectativa para a chegada da noite eterna. Os arredores do céu é descrito por C.S. Lewis como o lugar onde as pessoas vivem na certeza da chegada de um novo dia, a claridade do céu, o canto dos pássaros e os primeiros raios de sol são vistos no firmamento. Essa alegoria também é uma profunda meditação nas relações entre o bem e o mal, ele escreve: Se nós insistimos em guardar o Inferno (ou mesmo a terra) nós poderemos não ver o Céu; se nós aceitamos o Céu devemos ser capazes de não reter nem mesmo a menor e mais ínfimo resquício do Inferno. As pessoas são levadas a olharem para elas mesmas para aprenderem rejeitar o inferno, a depender da graça de Deus para aceitarem completamente o Céu, onde esperam a manifestação da glória de Deus representada pela luz completa do sol.
O livro de provérbios foi escrito pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Salomão inspirado pelo Espírito Santo e com sabedoria provinda do temor do Senhor nos mostra esse contraste entre o justo e o ímpio, especialmente nesse capítulo quatro. A palavra de Deus compara muito bem o estilo de vida de cada um deles e onde cada um vai chegar. O caminho do ímpio é escuridão e vai terminar em trevas e morte eterna (v.19) e o caminho do justo é a luz que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (v.18). O texto bíblico de provérbios 4:18 nos revela na beleza da escritura sagrada a realidade desse caminho do justo, uma trilha que conduz o cristão a seu aperfeiçoamento final.

CRISTIANISMO, O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
1 O DESENVOLVIMENTO DO ESTILO DE VIDA DO CRISTÃO É UM PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO DIÁRIO. ..que vai brilhando mais e mais...(Pv4:18)
Ver o sol nascer é uma experiência ímpar. Lembro-me de um dia inesquescível para todos nós na chegada do ano 2000. Eu, Mabel, Marcus e Filipe estavámos com nossa família e alguns irmãos da igreja no Sítio do meu cunhado Ricardo à beira do Oceano Atlântico. No momento da passagem do ano tivemos um culto com celebração da Eucaristia. Na madrugada algumas pessoas ficaram esperando o nascer do sol no novo ano. Foi maravilhoso! As cores do céu azul escuro vão se tornando mais claras até ficarem cinza. Mais tarde aparece um tom rosa e depois vermelho. Finalmente, surge no horizonte o sol imponente. Ainda é possível contemplar todas as suas luzes e cores. Poucas horas depois essa contemplação se tornará impossível a olho nu. Tudo isso é um processo natural inevitável e belo que o nosso bom Deus criou. Assim é a vida do justo, um processo de crescimento natural e contínuo. Os primeiros passos são os mais difíceis, as primeiras reações são cheias de medos e questionamentos. A medida que avançamos, amadurecemos na fé. Temos que entender também que precisamos crescer a cada dia, a cada passo. Foi assim que Jesus ensinou seus discípulos a viver, dia-a-dia: O pão nosso de cada dia dá-nos hoje(Mt 6:11) e o salmista declara: O justo florescerá como a palmeira, crescerão como cedro no líbano (Sl. 92:12). O Apóstolo Pedro exorta: ...crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo (II Pe 3:18). Também o escritor de Hebreus afirma: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Portanto, a vida do cristão não é uma caminhada fácil, mas uma trilha penosa e íngreme a ser vencida. Cada etapa, cada pedaço, cada dia. Cada lição deve ser levada muito a sério. Deus não nos prometeu uma viagem confortável, mas nos garante uma chegada segura. Temos que aprender a viver dessa maneira, conforme Sua Palavra.
2. O PADRÃO PARA O ESTILO DE VIDA DO CRISTÃO É A PESSOA E A OBRA DE CRISTO.
...é como a luz da aurora...(Pv. 4:18).
A pergunta agora é: qual é a luz que brilha mais e mais até ser dia perfeito? O que este estilo de vida revela? Qual o modelo a ser seguido nesse caminho? A quem imitar e obedecer como padrão de santidade e perfeição? A resposta é óbvia e bem direta. O Cristão verdadeiro é aquele que segue o exemplo de Jesus Cristo, aquele que procura imitar as atitudes do mestre dos mestres. Os primeiros discípulos de Jesus foram chamados de cristãos numa cidade da ásia chamada Antioquia (At 11:26) e foram chamados cristãos porque proclamavam a vida e a salvação em Cristo. Eles ainda não tinham toda essa estrutura que temos hoje. Não tinham tecnologia nem as ferramentas maravilhosas do nosso século, mas com certeza tinham um compromisso muito forte com a pessoa e a obra de Cristo. A maior barreira para aceitação do evangelho pelos ímpios que não conhecem o verdadeiro Cristo são alguns cristãos descompromissados com Cristo, aqueles que são apenas cristãos nominais. Cristianismo sem Cristo é ilusão. É perda de tempo. Além de servir de pedra de tropeço e empecilho para os de fora. Mahatman Ghandi afirmou com exatidão: Quero tudo com seu Cristo, mas nada com seu cristianismo. A Palavra de Deus nos mostra a importância e a beleza da obra de Cristo. Jesus, referindo-se a si mesmo disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida (Jo. 8:12). Ele também fala para seus discípulos: Vós sois a luz do mundo (Mt 5:14) e Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mt 5:16). O Apóstolo Paulo também nos orienta: Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle (Cl 2:6) e também ...porque Deus é que efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo (Fl 2:13-15). O Estilo de vida do justo é a vida e a obra daquele que o justificou, Cristo. O caminho do cristão é brilhar com o brilho de Jesus Cristo. Sejamos verdadeiros luzeiros da vida eterna.

3. O ALVO DO CRISTÃO É SER COMO CRISTO E A VIVER ETERNAMENTE - LUZ PERFEITA.
...até ser dia perfeito. (Pv. 4:18)
O Cristão caminha passo a passo, dia a dia, brilhando o brilho de Cristo até o dia perfeito. A versão King James diz: 'perfect day' (dia perfeito). E o que seria esse dia perfeito? Esse dia perfeito pode representar duas coisas.
Primeiramente, representa o alvo pessoal da camihada cristã: a perfeição do caráter de Cristo que deve ser almejado pelo cristão. Ser como Jesus Cristo é o alvo pessoal de cada cristão. Por isso o cristão tem de procurar saber como foi a vida de Jesus lendo as Escrituras. É óbvio que nunca seremos perfeitos como Jesus foi, porque Ele já nasceu sem pecado, mas poderemos ter em nossas vidas o seu caráter santo. Imitar os passos de Cristo é algo possível para o cristão. O apóstolo Paulo exorta os irmãos a imitarem a Deus e a Cristo: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo amou e se entregou por nós... (Ef. 5:1). Ele também não tem medo de exortar os irmãos a imitar o seu próprio exemplo, e faz isso por três vezes em suas cartas: Sede meus imitadores, como eu também sou de Cristo (I Co. 4:16; 11:1 e Fl 3:17). Ele sabia que estava seguindo a Cristo e poderia muito bem ser imitado pelos irmãos. Desta maneira o apóstolo Paulo já no fim da sua vida, afirma: Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as cousas que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fl 3:13-14). Esse alvo não pode ser visto como distante e inatingível, mas possível e real. Brilhando a luz do carácter de Cristo.
Em segundo lugar, o brilho perfeito representa a esperança, o alvo final da existência humana que é o encontro com o Senhor: o lar celestial, a salvação e a vida eterna. A mensagem central da Bíblia, a Palavra de Deus, é a vida eterna, a pátria celestial, a nova Jerusalém. Esse é o propósito eterno de Deus em criar todas as coisas. Na verdade, nós não somos frutos de uma história errada que Deus consertou, mas fomos escolhidos e criados para Ele mesmo em Cristo Jesus, antes da fundação do mundo. ...assim como nos escolheu nEle (Cristo Jesus) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele... Ef 1:4,5). Fomos escolhidos para viver eternmente num lugar muito melhor que o jardim do Éden. Se pensamos que o Jardim do Eden foi o paraíso, devemos saber que o lar celestial, que a Bíblia chama de nova Jerusalém, será infinitamente melhor. Todos nós vamos morar nesse lugar, onde a glória de Deus é a fonte de luz e calor. O Apóstolo João nos revela essa verdade em Apocalipse: A cidade não precisa de sol, nem de lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21:23) e Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. E ainda: Então não haverá noite, nem precisam eles da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles e reinarão pelos séculos dos séculos (Ap 22:3,5).
A partir dessa semana vamos começar a estudar um livro muito especial. Uma vida com propósitos, de Rick Warren. Nesse livro podemos aprender a buscar um sentido para nossa vida e nossas atividades. Não é uma busca que começa dentro de nós, como a maioria dos livros de auto-ajuda sugerem. Rick Warren mostra que devemos começar a buscar um propósito para nossa vida a partir de Deus, nosso Criador. Esta proposta é a mesma do texto que estudamos hoje. Com certeza, fomos criados por Deus e para Deus. O cristianismo é o caminho para a vida eterna. Passo a passo, dia a dia. Um caminho ollhando para a pessoa e obra de Cristo e um caminho que vai nos ensinar a ser como Jesus e vai nos conduzir à pátria celestial. A nossa vida cristã só terá sentido quando compreendermos e praticarmos totalmente essa verdade. Deus nos conduza por esse santo caminho! Aleluia!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Cafezinho ou Coffee Break?

Semana passada recebi um convite para participar de um importante congresso na área financeira, com participação de várias autoridades na questão de política econômica e normas e procedimentos para implementação de novas regras nesse campo de trabalho. Achei muito interessante a proposta, mesmo que não seja a minha área, mas uma coisa me chamou a atenção quando vi a programação. De todos os itens, um conduziu minha mente a uma reflexão mais profunda. É o tal Coffee Break.

Já estou há dez meses na Irlanda estudando inglês e conhecendo melhor uma cultura diferente da minha. Não que eu esteja aqui porque não goste da minha cultura ou que precise do inglês para sobreviver nesses tempos de mundo globalizado, mas porque como pregador do Evangelho de Jesus Cristo eu desejo atingir mais pessoas em outras culturas sem ter de me desfazer da minha. Nesse tempo fora do meu amado país eu posso constatar que nunca vi por aqui ou em outro lugar algo semelhante.

Com certeza, você nunca verá fora do Brasil na programação de qualquer evento a palavra cafezinho ou chazinho ou intervalo para café e chá (grafado em português). Nesse tempo aqui eu nunca ouvi as rádios tocarem outra música que não seja em inglês.

Ora, porque os brasileiros adoram esse 'macaquismo'? Porque precisamos super valorizar nossas atividades e eventos utilizando alguma coisa em inglês na programação em detrimento da nossa própria língua e cultura tão ricas? Entendo que quando não há uma palavra semelhante em sua língua ela pode muito bem ser substituída por outra para dar o sentido necessário, mas substituir nosso cafezinho eu não posso concordar e tenho de gritar. Precisamos valorizar nossa língua e a nossa cultura! Pense nisso!